quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Literatura Filatélica de Grande Nível

A semana passada foi recheada a receber grandes ofertas de Literatura Filatélica, estas três excelentes obras que apresento aqui. Até parecia que estávamos a celebrar o Natal. Não estamos, mas não tenho dúvida que serão boas ofertas para darem a familiares e amigos coleccionadores neste final de ano.

E a primeira obra é do Prof. Carlos Freire de Oliveira, "A Luta Contra o Cancro e as Organizações Internacionais e Nacionais - A Comunicação Através da Filatelia", lançada no passado mês de Setembro, numa edição conjunta do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, e da Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra, contando ainda com o apoio da Pfizer Oncology. Esta é a segunda obra de literatura filatélica do autor sobre este tema, para além dos muitos artigos em revistas, tema que o autor conhece bem da sua vida profissional e de coleccionador. No ano passado tinha lançado o livro "O Cancro e a Filatelia - Educação para a saúde através das mensagens transmitidas pelos selos e marcas postais", obra que divulguei na altura.

E pelos títulos vemos que no primeiro livro a educação e prevenção da doença está explicada com imagens da filatelia, e neste segundo livro agora editado são referenciadas as organizações que apoiam a luta contra o cancro. São duas excelentes obras da literatura filatélica. Parabéns Dr. Carlos de Oliveira.



O Clube Filatélico de Portugal festejou no fim do mês passado o 75º aniversário da sua fundação, com a publicação do «Boletim» nº 461, que é uma excelente obra da literatura filatélica a todos os níveis, e de grande qualidade e peso, com as suas 504 páginas. A Direcção do Clube lançou um desafio aos sócios, para que apresentassem textos com ilustrações dos mais variados temas da filatelia, na intenção de juntar setenta e cinco participações, tantas como os anos do clube.

E aqui está a imagem do livro, aliás «Boletim», de distribuição gratuita aos sócios do Clube Filatélico de Portugal, que afinal apresenta 89 artigos de filatelistas portugueses, mas também de outros cantos do mundo nas versões originais em inglês, francês e espanhol. Foi ultrapassado o número inicial pretendido, o que revela um grande apoio associativo, deste que é o maior clube filatélico português. Estão aqui representadas todas as classes e áreas da filatelia, desde a história postal à filatelia temática, e à maximafilia entre outras.



Esta terceira obra não é uma novidade, pois foi editada em 2016, como divulguei na altura, mas é uma excelente oferta de Patrick Maselis, Presidente da Royal Philatelic Society London e do Club de Monte-Carlo, e antigo Presidente da Academia de Filatelia da Bélgica, que também patrocinou esta obra de Vincent Schouberechts, "La Poste - 500 ans d'histoire en Europe".

O livro, com muitas reproduções de documentos e gravuras da época, traça a história do Correio na Europa Central do século XVI, desde a obtenção do monopólio do Correio Internacional pela família Thurn e Taxis, passando pela organização dos Correios da Grã-Bretanha que aconteceu por esta altura, atá às notícias mais recentes do correio transportado pelo espaço na Apollo 11, na Soyouz 4 e 5, e na Estação Espacial Internacional. Esta edição apresenta uma reprodução do documento do Imperador Carlos V a conceder o transporte de correio à família Thurn e Taxis.

Sem comentários:

Enviar um comentário