terça-feira, 27 de novembro de 2018

Exposições e Feiras - Novembro - II

Aproxima-se o dia 1 de Dezembro, data em que se assinala o "Dia do Selo" em Portugal, e haverá eventos filatélicos em várias regiões. Dos que conheço, deixo aqui a notícia da Mostra Filatélica "Dia do Selo 2018", comemorativa dos 100 Anos da Morte de Amadeo de Souza Cardoso, uma organização do Clube de Coleccionadores de Gaia e do Centro de Estudos Amarantinos, a ter lugar na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, em Amarante, de 1 a 9 de Dezembro. Conta com os apoios da Federação Portuguesa de Filatelia, dos CTT - Correios de Portugal e do Município de Amarante. Deixo aqui a imagem do carimbo comemorativo, e os organizadores vão editar selo personalizado e postal máximo.



Também em Braga se comemora o "Dia do Selo 2018", com este carimbo que já tinha divulgado no dia 23, e que mostra o "Fontanário dos Granjinhos". Desta iniciativa não chegou mais informação, mas fica aqui a notícia que a Casa dos Crivos, em Braga, terá posto temporário de correio no dia 1, das 10 às 12 horas.



Ainda no dia 1, mas mais longe, em Alcalá de Henares, perto de Madrid, haverá uma Conferência de Filatelia Temática de Estanislao Pan Alfaro, Presidente da FECESFI - Federación Centro de Sociedades Filatélicas, uma organização da Asociación de Filatelia y Coleccionismo de Alcalá de Henares, que se realiza na Biblioteca Pública Municipal Cardenal Cisneros. Este conferencista, coleccionador temático e de história postal, foi eleito este ano, em Évora, Presidente da IFSCO - Federação Internacional de Filatelia Escutista e Guia. Está a decorrer até dia 2 de Dezembro, a Exposição Filatélica "XXVII EXFILAL", comemorativa do XX Aniversário de Alcalá de Henares - Cidade Património da Humanidade.




A Exposição "ITALIA 2018" realizou-se no passado fim-de-semana, em Verona, como noticiei anteriormente, e agora quero divulgar o Palmarés para a filatelia portuguesa e em português, que foi muito bom. Foram três as exposições que se realizaram em Verona, a "131ª VERONAFIL - Exposição Nacional de Filatelia", a Exposição Filatélica do tema "Grande Guerra", e a "Exposição Internacional de Literatura Filatélica". No passado dia 12 divulguei este grande evento filatélico, referindo os nomes e as participações portuguesas e brasileiras, mas falhei um nome de participante português, o do mais medalhado filatelista, maximafilista e autor, Américo Lopes Rebelo. Hoje vou repetir essa parte, mas com os prémios obtidos por cada participação.

Assim temos: o Dr. Eduardo Barreiros com a sua colecção "Portugal in the First World War", obteve Medalha de Ouro Grande e Grande Prémio da sua classe; Américo Lopes Rebelo com a sua colecção "O Mundo das Aves Vista Através da Maximafilia", na "131ª VERONAFIL", obteve Medalha de Vermeil Grande; o Dr. Carlos Freire de Oliveira com a sua obra "O Cancro e a Filatelia", obteve Medalha de Vermeil; o Prof. Carlos Dalmiro Silva Soares, com o seu "Portal do Filatelista Temático", obteve Medalha de Vermeil; Claudio Dalmau Drago, com o site "Catálogo CDD de Selos do Brasil", obteve Medalha de Vermeil; e este vosso amigo que vos escreve, também obteve Medalha de Vermeil com esta página diária. Estamos todos de parabéns.

Sem comentários:

Enviar um comentário