quarta-feira, 29 de julho de 2020

Antigas Rotas Postais - IV

As antigas estradas romanas ligaram toda a Europa Central e do Sul, e foi por elas que os antigos mensageiros e as primeiras rotas postais serviram de ligação entre pessoas e estados. Foi o que aconteceu na Eslovénia, que está na encruzilhada das várias rotas comerciais que vinham da Ásia e da Europa de Leste para chegar ao centro da Europa, e partir para as Ilhas do Canal e Américas. O correio evoluiu com estas rotas, e todas elas eram feitas a cavalo ou diligências postais, como nos mostram os selos emitidos pelos Correios da Eslovénia no dia 13 de Julho, estes dois selos com trabalho de ilustração e design de Zlatko Drcar, e impressão de Agencija za Komercijalnu Djelatnost d.o.o., de Zagreb.





Na zona em que é hoje a República Checa foi a mesma situação, onde as grandes rotas postais foram criadas para a troca de correspondência entre monarcas, e aqui entra o Rei da Bohemia, Fernando I, que organiza os primeiros serviços postais da região com a família Taxis, famosa pelo serviço que prestou na Europa Central e que hoje é estudada na História Postal de vários países. Esta emissão dos Correios da República Checa foi lançada no dia 22 de Abril com trabalho de ilustração do artista gráfico Jan Maget, e impressão de Post Printing House, de Praga. Já a imagem do sobrescrito de primeiro dia traz-nos para a actualidade da distribuição postal.




A História Postal da Ilha de Chipre tem origem no período da ocupação otomana, com a centralização do comércio e dos consulados na Cidade de Larnaca, não havendo por isso grande troca de correspondência para outros locais do interior, situação que se alterou com a mudança da capital para Nicósia em meados do século XIX, e com a chegada da Administração Postal da Grã-Bretanha que criou rotas postais entre as principais cidades e portos marítimos. Este é o tema da emissão de selos da série "Antigas Rotas Postais" dos Correios de Chipre lançada no dia 4 de Maio, com trabalho artístico de Melanie Efstathiadou e impressão de Baltic Banknote High Security Printing, da Letónia.

Não esqueçam de votar no melhor selo deste ano de PostEurop.




Sem comentários:

Enviar um comentário