Esta semana a rubrica é dedicada às excelentes publicações da literatura filatélica em português que chegaram nos últimos dias. E a primeira é a «Cábula Filatélica» nº 38, publicação da Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra que é editada desde 1982. Na capa destacam a emissão do novo selo do Museu Machado de Castro, posto a circular no dia 31 de Março, e no miolo da publicação fazem referência ao 55º Aniversário da Secção com o resultado da votação do "Melhor selo, bloco e carimbo de 2019", votação que iniciaram no dia do aniversário com Tertúlia Filatélica.
Outro destaque vai para a comemoração dos "730 Anos da Universidade de Coimbra", com reportagem sobre o evento e do lançamento filatélico de inteiro postal e carimbo comemorativo. Outros artigos muito interessantes completam esta edição, de que destaco entre outros: "Autobiografia - Uma sugestão para a Classe Aberta", de Carlos Freire de Oliveira; "200 anos de Félix Nadar - Num bloco dos correios franceses", de António Bracons; e "Coimbra e a Guerra Peninsular", de Adelino Caravela. Esta é uma publicação de distribuição gratuita aos sócios, tal como todas as publicações do associativismo filatélico.
De São Paulo, no Brasil, chegou o excelente «Boletim Informativo» número 236, este órgão oficial da Sociedade Philatelica Paulista que nos mostra na capa a Medalha Comemorativa do Centenário desta Sociedade, e alguns destaques dos artigos desenvolvidos no interior. Acedam ao site da SPP, e vão ver estas publicações e uma grande iniciativa que estão a realizar todas as semanas, a "SPP Conecta", um encontro digital com temas da filatelia para ouvir e participar nestes tempos de confinamento, iniciativa com figuras importantes da filatelia brasileira que já recebeu o reconhecimento da Federação Brasileira de Filatelia.
Entre os vários artigos e temas desenvolvidos, destaco: "os Carimbos de Jundiahy entre 1829 e 1889 - A História da Cidade", de Almir Bufalo, Presidente do Clube Filatélico Jundiaiense; o artigo "Carimbos Provisórios da Taxa Aérea - Parte I", de Orio Massari; de Antonio Georges Eleftheriou, "Tierra del Fuego"; do Dr. Roberto Aniche, "Tirando ferrugem de envelopes e inteiros postais"; e de Miguel R. de Magalhães, o editor da publicação, o artigo "Dinastia de Avis - D. João I e a Ínclita Geração", e várias reportagens de exposições e da vida associativa da Sociedade Philatelica Paulista.
Outra excelente publicação da filatelia portuguesa é o «Boletim do Clube Filatélico de Portugal», e este é o número 468, referente a Junho, com esta bonita capa dedicada ao "Culto do Chá", num artigo de Olga Fernandes Esse, a segunda parte de "Um Olhar da Filatelia no Mundo Fascinante do Chá", a parte dedicada à "Cerâmica, Porcelana e a Prata ao Serviço do Chá". Outro tema muito interessante é desenvolvido pelos irmãos Eduardo e Luís Barreiros, "Índia Portuguesa. Goa - Marcas Postais utilizadas no início do Período Adesivo", artigos sempre muito bem ilustrados.
Para além das informações da vida associativa do Clube Filatélico de Portugal, apresenta outros textos e estudos muito interessantes, como: de Luís Frazão, "Variações sobre selos do tipo Coroa. #1"; "Correspondência circulada de Portugal para os EUA. Estudo sobre acordos postais, tarifas e encaminhamentos 1853-1875", de Luís Rocha; "Desenhos e Ensaios para os Selos da República (1911 e 1912)", de Claudino Pereira; e de Armando Bordalo Sanches, "O Porte a Pagar em Portugal - IV (2)", estudo também muito ilustrado com peças do início do século XX.
Sem comentários:
Enviar um comentário