sexta-feira, 24 de julho de 2020

Publicações recebidas - Julho - II

Embora esteja um pouco atrasado na divulgação das publicações recebidas, vou tentar divulgá-las nestes últimos dias de Julho, começando pela revista «Filatelista» nº 1172, referente a Junho deste órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - "Polski Zwiazek Filatelistów", organização federativa da Polónia que está assinalar setenta anos de existência. Destaques da capa para os jovens que crescem com a filatelia e com esta revista, como a Ania, e para os 180 anos do Primeiro Selo Postal, tema que é desenvolvido por Zygmunt Janik.

Entre os vários artigos e temas desenvolvidos, destaco sempre alguns e desta vez são: a terceira parte do artigo de Marian Wawrzynkowski, " As Duas Caras de Marianna", sobre a França e os franceses no período da Segunda Guerra Mundial; "Actividade do Correio Aéreo na Polónia em 1960", de Andrzej Klosinski; um artigo temático sobre elefantes, "Atletas da Selva"; e um artigo sobre a sobrecarga diagonal sobre os selos da Cidade Livre de Danzig, um trabalho de Leslaw Schmutz, entre outros textos muito interessantes.



Da Áustria chegou uma nova publicação, o «Boletim» número 3 de 2020, referente a Julho e Agosto deste órgão de informação de "Briefmarkensammler Verein Favoriten", de Viena, associação que comemora noventa anos da sua fundação, e que terá iniciativas marcadas para Outubro que divulgarei proximamente. Nesta capa do «Boletim» mostram o bloco com selos personalizados alusivo à comemoração do aniversário, e no interior dão mais notícias sobre o tema e revelam as peças filatélicas que vão editar em quantidades limitadas.

A crise pandémica que trouxe tantas alterações à vida associativa e filatélica, também está na ordem do dia e com tema para artigos e considerações. Há uma área dedicada às actualidades numismáticas, e temas da filatelia para o conhecimento dos associados e dos coleccionadores em geral, que todos podemos ver no site desta associação austríaca, em especial a história desde a sua fundação com as várias realizações e peças filatélicas que editaram.



Da "AIJP - Association Internationale des Journalistes Philatéliques" chegou o seu órgão oficial «The Philatelic Journalist» número 162, referente a Julho desta publicação que, como era de esperar, destaca os problemas que o COVID-19 trouxe à filatelia este ano, com os sucessivos cancelamentos de iniciativas e exposições que veio dificultar a vida de todos nós e desta associação internacional, que ia realizar o seu congresso em Londres e uma reunião da Comissão de Literatura FIP para actualização de regulamentos, e que vê assim o trabalho preparatório a ficar desactualizado.

Outro destaque vai para a Exposição de Literatura Filatélica que aconteceu em Setembro passado na República da Moldávia, aqui apresentada por Uwe Konst, membro da AIJP. Um outro importante texto de Wolfgang Maassen, Presidente da AIJP, é sobre os "Direitos Autorais e Direitos de Exploração". Outras notícias da vida associativa completam esta edição, assim como o destaque para os galardoados com as "Medalhas FEPA 2019", e o "Roll of Distinguished Philatelists 2020".

Sem comentários:

Enviar um comentário