sexta-feira, 17 de julho de 2020

Notícias da Filatelia Marroquina

A "Gastronomia Tradicional do Mediterrâneo" é o tema comum para a emissão deste ano dos países membros da EuroMed Postal - PUMed - União Postal do Mediterrâneo, e os Correios de Marrocos - Barid Al-Maghrib cumpriram a sua missão no dia 13 de Julho, pondo a circular estes dois selos que mostram pratos da gastronomia tradicional do Norte de Marrocos, a "Bissara", sopa de puré de favas acompanhada com o pão tradicional, o chá de menta e uma representação de manta tradicional das mulheres rurais do Norte de Marrocos. Quanto ao segundo selo apresenta uma tajine "Tagra", um prato de peixe aqui composto essencialmente de sardinhas e anchovas, e claro com todo aquele sabor e cheiro característicos dos condimentos marroquinos, que ficaram para sempre entranhados no mais profundo do pensamento. Estas aguarelas que reproduzem estes pratos são do artista M. Elouanti, e a impressão foi dos Correios de França.

Até 13 de Outubro podem votar no "Melhor Selo da Gastronomia Tradicional do Mediterrâneo" na ligação que deixei aqui, e descubram também os outros selos que estão a ser lançados deste tema comum.




De Rabat chegam também notícias de filatelia e numismática para o próximo ano, a "PHILEXRABAT 2021" - Exposição e Campeonato Nacional de Filatelia e Numismática, numa organização de "Amicale Philatélique et Numismatique de Rabat", como nos conta o amigo e presidente da associação, Abdelkader Lemrahi. Esta exposição vai decorrer de 27 a 30 de Maio no Centro Cultural Agdal, de Rabat, como nos mostra o cartaz, com o tema "Memória e Património através do Selo e da Moeda", com o apoio de várias entidades que podem ver nesta imagem. Estes filatelistas e coleccionadores realizaram há pouco tempo uma exposição virtual, a "EXPOVIRT - RABAT 2020", que divulguei na altura.

Sem comentários:

Enviar um comentário