domingo, 16 de agosto de 2020

O Futebol na Eslovénia e outros Selos

O futebol organizado da Eslovénia está a comemorar cem anos, pois foi em 1920 que foi fundada a Sub-Federação de Futebol de Liubliana, antecessora da actual Associação de Futebol da Eslovénia (NZS). Nesse mesmo ano realizou-se o primeiro campeonato, embora já existisse anteriormente alguma actividade desportiva e associativa que foi interrompida pela Primeira Guerra Mundial. Hoje é uma federação responsável por doze selecções masculinas e cinco femininas de todo o país, e o Presidente da UEFA é o esloveno Aleksander Ceferin.

Os Correios da Eslovénia lançaram no passado dia 13 de Julho este bloco filatélico redondo com um selo para assinalar esta comemoração, com o trabalho de design de Zadruga traparij e impressão de Cartor Security Printing, de França.



Ainda naquele dia lançaram outras emissões filatélicas, como o selo que mostro a seguir, comemorativo dos 75 anos dos primeiros selos postais eslovenos para o litoral e a Ístria, zona dividida pela Jugoslávia e forças aliadas logo a seguir à Segunda Guerra Mundial. O selo agora emitido mostra um selo dessa altura com trabalho de design do arquitecto Miroslav Orazem. É um trabalho artístico de Marko Prah e impressão de A.K.D. d.o.o., de Zagreb.

As últimas imagens são da emissão "Euromed Postal - Gastronomia do Mediterrâneo", aqui apresentando comida tradicional da Eslovénia, como o bom azeite da Península da Ístria, o vinho, o peixe fresco e outras tradições culinárias da região. É um trabalho de design de Edi Berk, baseado nas fotografias de Tomo Jesenicnik, e a fotografia do sobrescrito de primeiro dia é de Dragan Arrigler. A impressão é de A.K.D. d.o.o., de Zagreb, na Croácia.

Não esqueçam que está a decorrer a votação para o melhor selo deste ano da "Euromed Postal 2020".



Sem comentários:

Enviar um comentário