domingo, 30 de agosto de 2020

Publicações recebidas - Agosto - III

A revista «Filatelista» é o órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - "Polski Zwiazek Filatelistów", federação que congrega todas as associações e filatelistas da Polónia. Estes dois números desta publicação, o 1173 e o nº 1174, referentes a Julho e Agosto, chegaram quase ao mesmo tempo devido aos atrasos nas entregas de correspondência. O número de Julho destaca na capa o vencedor do concurso do melhor selo de 2019, com um design complexo como demonstram nestas imagens. O destaque da capa da revista de Agosto, é a emissão que assinala o "Centenário da Batalha de Varsóvia", aqui representada pelo bloco filatélico que mostra a pintura de Jerzy Kossak, "O Milagre no Vístula", de 1930, emissão posta a circular no dia 15 de Agosto com design de Roch Stefaniak.

São muitos os temas desenvolvidos nestas duas publicações, alguns que já vêm a ser publicados há meses, e outros que aparecem aqui pela primeira vez, como os artigos sobre impressão em talhe doce e litografia, da autoria de Agnieszka Magiera, a Chefe de Redacção da publicação. Destaco ainda os estudos sobre os documentos postais das Forças Armadas Polacas, dos anos 20 e em especial do período da Batalha de Varsóvia.




Do Luxemburgo chegou o número 3 de 2020 de «Le Moniteur du Collectionneur», o órgão oficial da "Fédération des Sociétés Philatéliques du Grand-Duché de Luxembourg", agora com um novo site e a possibilidade de seguirmos as suas notícias mais regularmente. Nesta publicação dão destaque às Medalhas de Bronze, Prata e Vermeil ganhas pelos filatelistas luxemburgueses, com os seus nomes e respectivas associações a que pertencem, isto até 2020, uma informação associativa que se junta a outras relacionadas com a suspensão de actividades devido à pandemia, e a reuniões preparatórias de assembleias e congresso. O destaque deste último ponto vai para as associações "Union des Timbrophiles du Luxembourg", e "Cercle Philatélique et Numismatique Hollerich-Bonnevoie". Ainda apresenta artigos especializados sobre uma correspondência de Mondorf no século XIX, e correio marítimo no ano de 1899.



«Journal of The Malta Philatelic Society» vol. 49/2, referente a Agosto, é o órgão de divulgação do coleccionismo desta sociedade sem fins lucrativos membro da Federação Internacional de Filatelia, e dirigida pelo Dr. Alfred Bonnici, que também edita o boletim. Em destaque neste número o artigo do tema "Borboletas", do filatelista bielorrusso Vladimir Kachan, que já tem participado outras vezes nesta publicação, e de Albert Ganado o artigo sobre as tarifas postais em Malta nos anos de 1815-1819. Depois vem o habitual espaço "Diário Postal", da autoria de John V. De Battista, desta vez bastante completo de 14 de Março a 14 de Novembro de 2019, com tudo o que acontece relacionado com a filatelia e os Correios de Malta, como as novidades de selos e marcofilia comemorativa, as actividades associativas locais e as informações que chegam desta Administração Postal de Malta.

Sem comentários:

Enviar um comentário