quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Publicações recebidas - Agosto - I

Nestes últimos dias tem chegado correspondência atrasada, e com ela várias publicações filatélicas que recebo regularmente e que vou divulgar a partir de hoje. E da "Associazione Filatelica Numismatica Falconara", de Itália, e da sua Secção Francesa "Les Épicuriens de la Philatélie", chegaram os números 155 e 156 do «quaderno filatelico», números duplos referentes a Abril/Maio e a Junho/Julho, contornando assim as dificuldades que surgiram com a pandemia e falta de actividades associativas.

Mas um dos grandes trunfos é o trabalho incansável destes amigos dirigentes associativos, tanto de Itália com de França, e os vários artigos que Massimo Santonastaso enviou para publicação, como este que mostra a primeira página sobre Johann Sebastian Bach, "Bach Forever". Outros destaques vão para o trabalho artístico de Elsa Catelin, e também para os "Foglietti Erinnofili" dos 500 anos da morte de Raffaelo Sanzio, e outras notícias associativas. Outra notícia e elogio fúnebre é para Dario Mosca.




A seguir trago-vos o número 59 de «Apuntes de Maximofilia», referente a Junho desta publicação periódica da "ASEMA - Asociación Española de Maximofilia", com este bonito postal máximo que ilustra a capa com o selo "Murcia Capital Española de la Gastronomía 2020". E também aqui se dá conta das várias iniciativas que estavam programadas e tiveram de ser canceladas, como as comemorações dos 35 Anos da ASEMA que seriam celebrados na "EXPOMAX 2020". Sobre este aniversário escrevem vários articulistas, com destaque para um pouco de história apresentada pelo Presidente da ASEMA, D. Juan Antonio Casas Pajares.

Vários artigos compõem esta edição, onde está regularmente a participação do maximafilista português e sócio da ASEMA, o Sr. Américo Rebelo que desta vez apresenta o artigo "La Abubilla vista a través de la Maximofilia", sempre muito bem ilustrados com peças da sua colecção. Destaco ainda, entre outros artigos muito interessantes: de D. Juan Antonio Casas Pajares, "Detalles Maximofílicos - El motivo de emisión y el motivo (imagen) del sello"; e de D. Juan Pablo Álvarez, a primeira parte de "La obliteración - Tipologías de matasellos y sus diversas reseñas".



Agora apresento-vos uma novidade desta página, uma publicação que nunca tinha recebido, «The Camel Post» número 101, órgão do "Sudan Study Group", associação especializada para o estudo e acompanhamento dos filatelistas que coleccionam história postal e a filatelia do Sudão, tema muito interessante desde os primeiros tempos até aos dias de hoje. No site deste Grupo de Estudo vão encontrar toda a informação necessária para aderir ou para conhecer os selos, a marcofilia, os inteiros postais, a filatelia pré-adesiva e muito mais deste território africano, ocupado por vários povos durante muitos anos e sofrendo as agruras da guerra.

Para além das notícias associativas e de âmbito geral, destaco o artigo de Martin Kuriger sobre as marcas postais dos Postos de Correio Indiano durante a Segunda Guerra Mundial, "Indian Post Offices in WW2 - Field Post Offices Nos. 19 to 90", com gráficos e muito ilustrado com peças circuladas e censuradas para vários destinos. Outros estudos também muito interessantes completam esta edição.



Da Bélgica chegou o «Le Philatéliste Belge» número 34, referente a Junho desta publicação editada por Patrick Maselis, e órgão oficial da "Société Philatélique Belge" e da "Acádemie Royale de Philatélie de Belgique". A capa mostra-nos uma fotografia do Rei Baudouin da Bélgica (1930-1993), fotografia reconhecida por todos os filatelistas por ser a imagem de uma das mais icónicas emissões de selos belgas. É aliás o tema do primeiro artigo desta publicação, de Jacques Stes "Pièces de genèse uniques, en héliogravure, par les ETS. Jean MALVAUX".

Outros textos muito interessantes: de Hubert De Belder "Exposition universelle d'Anvers de 1885"; a terceira parte do artigo "Les gardes belges de la Légation de Belgique à Pékin et la concession belge à Tientsin", de Philippe Lindekens; de Guy Coutant "L'histoire postale de SARAWAK"; e de Vincent Schouberechts "Les Jeux Olympiques d'Anvers de 1920", entre outros artigos e notícias muito interessantes. Nos sites destas associações vão encontrar também muita informação de interesse geral.

Sem comentários:

Enviar um comentário