quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Publicações recebidas - Agosto - II

Demorou a chegar a Portugal, mas chegou, é o órgão oficial da "Associação Cultural FILACAP", de Cachoeira Paulista, no Brasil, a revista «FILACAP» nº 201 que foi editada e distribuída em Junho, excelente como sempre e contando com a Direcção do Prof. José Maurício do Prado, e a colaboração de destacados filatelistas e outros coleccionadores brasileiros. A capa destaca o artigo "Reprodução das Orquídeas", de José Evair Soares de Sá, texto que junta as técnicas de reprodução da planta com a filatelia.

É uma publicação de distribuição exclusiva para assinantes, como já fiz referência noutras ocasiões, e as condições podem ser pedidas para o e-mail da "Associação Cultural FILACAP", que deixei aqui um link directo. Destaco aqui alguns artigos, dos vários muito bons que aparecem nesta edição, como: de Agnaldo de Souza Gabriel "Fortes e Fortalezas do Brasil Colônia"; do Dr. Roberto Aniche, "O Deficiente Físico na Filatelia. Surdez - Biografias de pessoas que não podem ser esquecidas"; e para variar um pouco o tema, de Bruno Diniz "Série Cruzeiro - Idas e vindas de um padrão monetário", a 3ª e 4ª partes do estudo deste numismata e historiador. Saibam as condições e assinem esta excelente publicação.



Ainda do Brasil, mas chegando rapidamente por e-mail, o «Boletim da FEBRAF» referente a Agosto, desta publicação digital mensal que pode ser pedida para a Secretaria da "FEBRAF - Federação Brasileira de Filatelia", e consultada logo que a recebam. É um trabalho muito interessante dos editores Rogério Dedivitis e Ygor Chrispin, que recolhem algumas das principais notícias que chegam à federação, e colecções de destacados filatelistas que apresentam na secção "Coleção do Mês".

Este mês é a área do correio aéreo, um texto e imagens da colecção do aerofilatelista Wady Nagel Widal, "Air Mail Service in Brazil - 1925/1945". Outro destaque vai para o adiamento do Congresso da FIP, situação que já não espanta pois está tudo a ser adiado, e com mudanças quase diárias de actividades e datas pela situação sanitária não estar segura.



Depois de duas publicações da filatelia brasileira, vem a filatelia austríaca. E a primeira é «donau-post» número 3 de 2020, a publicação de divulgação da filatelia e numismática deste clube de Viena, Clube Filatélico Danúbio - "Briefmarken Sammler Verein donau", com este desejo em manchete para que o monstro coma logo este vírus. É a arte e o humor gráfico aparecer na filatelia para que este tempo que vivemos não seja tão cinzentão. Mas no fundo continua a ser, também com esta publicação a dedicar alguns dos seus artigos à pandemia e às consequências que trouxe para a vida do associativismo filatélico.

Mas não é só disto que tratam nesta edição, que apresenta outros temas relacionados com emissões de selos, os prémios do tema "Música de 2018", a emissão da moeda alemã comemorativa dos 250 Anos do Nascimento do Compositor Ludwig van Beethoven, e outras notícias da vida associativa que tem de continuar, pois não pode parar.



A última imagem é do órgão oficial da Federação Filatélica da Áustria - "Verband Österreichischer Philatelistenvereine", a publicação «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich» números 7 e 8 de 2020, número duplo de Verão que tem já um substituto em preparação. A "Phila" - Toscana 2020 está aqui em destaque nesta capa, exposição que vai abrir as suas portas na próxima semana, de 28 a 30 de Agosto com mais de sessenta expositores nacionais e estrangeiros, e a participação de trinta comerciantes filatélicos e quatro Administrações Postais, tudo nas condições impostas pelas autoridades de saúde.

Outra comemoração com destaque nesta capa é a dos "125 Anos da Fundação da Companhia Swarovski", da Áustria, empresa que todos conhecemos pelos seus cristais fundada em 1895 por Daniel Swarovski, e que teve direito a emissão filatélica no passado dia 18 de Julho. Sempre com muita informação da vida associativa da filatelia austríaca, apresenta bons artigos e estudos de história postal, da filatelia temática de várias áreas, e informação actual dos produtos comercializados pelos Correios da Áustria.

Sem comentários:

Enviar um comentário