quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

As Publicações que Chegam do Brasil

 Nestes primeiros dias do ano chegaram via internet e por correio estas excelentes publicações da literatura filatélica brasileira, originando esta divulgação conjunta com espaço próprio para o associativismo do Brasil. E a primeira é do órgão máximo deste associativismo, o «Boletim da FEBRAF» de Dezembro, publicação digital da Federação Brasileira de Filatelia que podem ler "nesta ligação". Os editores Rogério Dedivitis e Ygor Chrispin destacam nesta primeira página a participação brasileira na Exposição Virtual da Argentina "EXPOFAEF 2020" e "JUVENEX 2020", com o resultado e palmarés desta participação de seis colecções, que não consegui digitalizar na totalidade, mas que posso divulgar que a última participação é do Boletim do Clube Filatélico Brusquense, que obteve Medalha de Vermeil.

Como é habitual, apresentam uma parte de colecção especializada que desta vez é "Machins, a nobreza de uma emissão regular. 1967/2014", colecção de Miguel R. de Magalhães sobre os selos ingleses com o retrato da Rainha Isabel II, baseado na escultura de Arnold Machin (1911-1999).



Ainda da área digital chegou o «Boletim Filatélico» número 35 do Clube Filatélico Brusquense, de Brusque, Santa Catarina, referente a Janeiro e Fevereiro, publicação que podem ver na página de Facebook do Clube, e que nos dá em destaque o artigo de Paulo Novaes "Estrada Real - As rotas comerciais e suas agências postais no estado do Rio de Janeiro". O mapa que vemos nesta capa mostra os traçados do Caminho Velho e do Caminho Novo, rotas do ouro e diamantes para Portugal na época da colonização. Outro destaque vai para os 51 anos do Clube Filatélico do Amazonas, com um pouco da história das suas actividades da autoria de Adriel França. 

Outros artigos e notícias de grande interesse, como: "A Maçonaria na História Postal (31) - Lauro Nina Sodré e Silva", de Jorge Paulo Krieger Filho; "Memória Postal de Brusque - Nomeação de Agente do Correio"; e o aniversário de "Pelé - 80 Anos", com peças filatélicas emitidas para celebrar a sua vida, com uma fotografia em que está a receber uma taça das mãos da Rainha Isabel II, entre outros textos e notícias.



Da Sociedade Filatélica Rio-Grandense, de Porto Alegre, chegaram as publicações «Rio Grande Filatélico» números 88, de Janeiro a Março de 2020, e 89-90, de Abril a Setembro, esta última comemorativa do 89º Aniversário da Sociedade, como se pode ver na capa. Mas claro, este ano de 2021 é que vai ser a grande comemoração, e daqui a dez anos que seja ainda maior com todos a celebrarem. A pandemia veio reduzir as actividades associativas em todo o mundo, reflectindo-se também na vida destes filatelistas e na edição dos seus órgãos de comunicação, problema que , por certo, vão resolver com a chamada de novos colaboradores.

Henrique Bunselmeyer Ferreira, que desde a última eleição em meados do ano passado é o novo Presidente da Sociedade Filatélica Rio-Grandense, dá-nos sempre um pouco de História Postal do Brasil, com as peças circuladas e o que nos contam com a marcofilia e taxas postais apostas. Também de Ulrich Schierz há os artigos "Através dos selos trazendo história pela geografia", e "Moedas brasileiras e seus reflexos na filatelia", entre outros textos e notícias sempre de grande interesse.




De Santa Catarina chegou a publicação que há muito tempo não recebia, «Santa Catarina Filatélica», o Boletim Informativo número 75, referente a Agosto, deste órgão de  comunicação da Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina, com sede em Florianópolis. A capa destaca em manchete a numismática brasileira, e uma paisagem espanhola imortalizada por Cervantes, artigos de grande interesse como são sempre apresentados nestas publicações da literatura filatélica brasileira de grande qualidade. Em relação a esta revista, a última vez que recebi ainda era num formato mais pequeno.

Entre os vários artigos e estudos, destaco: de Marcio Rovere Sandoval, " Do Banco dos Estados Unidos do Brasil ao Banco do Brasil (1890-1905)"; de Luis Claudio Fritzen, "Agência Postal de Canasvieiras - SC"; de Juliano Natal o artigo "Cronologia do Meio Circulante no Brasil"; de Hugo Nestor Ciavattini, "Moinhos de Vento da Mancha e Personagens de Miguel de Cervantes", entre outros estudos e textos que recomendo a sua leitura, tanto desta como das outras publicações que podem encontrar nos sites ou nas vossas associações de coleccionismo.


Sem comentários:

Enviar um comentário