quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Zodíaco Chinês - O Ano do Boi - I

 No dia 1 de Janeiro iniciei uma nova série de apresentações de novidades por tema, neste caso as emissões filatélicas relacionadas com a simbologia da astrologia chinesa e neste ano que será o "Ano Lunar do Boi", ou do Búfalo como veremos mais adiante, ano lunar que se inicia a 12 de Fevereiro e termina a 31 de Janeiro de 2022. Mas as emissões filatélicas estão a surgir já há algum tempo, ou vão ser lançadas nos próximos dias, como este selo dos Correios dos Estados Unidos da América - USPS que será lançado no dia 2 de Fevereiro, numa cerimónia virtual que pode ser acompanhada na página de Facebook do USPS, onde estarão presentes Luke Grossman, da Direcção de Finanças e Estratégia do USPS, Patrick McShane, Presidente da Câmara de Comércio de Chicago Chinatown, e Judy Hsu, também de Chicago.

O selo mostra-nos uma máscara que incorpora elementos com significado simbólico, num estilo dos têxteis asiáticos com flores roxas que simbolizam a chegada da Primavera, ou a estrela que é uma referência aos temas celestes do zodíaco chinês. O trabalho artístico é de Camille Chew e o director de arte Antonio Alcalá executou o trabalho de design gráfico para este selo, impresso por Banknote Corporation of America. 



Também os Correios e Telecomunicações de Macau celebram este início de "Ano Lunar Chinês" com emissões filatélicas, mas aqui será o "Ano Lunar do Búfalo" para que o seu espírito seja promovido, espalhado e integrado na sociedade. A chegada do Búfalo representa o início da Primavera e dos trabalhos agrícolas. A série de quatro selos e bloco filatélico foi lançada no dia 5 deste mês, que inclui ainda carteira com duas séries, quatro bilhetes postais para máximos, uma carteira especial com a emissão completa, os sobrescritos de primeiro dia, uma caixa especial para oferta que inclui, para além dos selos, duas gaiwans (tigela chinesa) de argila púrpura com temas da Primavera e Verão, e um sobrescrito de primeiro dia com emissão conjunta com os selos da China. O trabalho de design desta emissão foi de Lei Tak Seng, e a impressão é de Joh. Enschedé Security Print, dos Países Baixos.

No passado dia 20 de Janeiro foi a vez de lançarem as etiquetas postais com o mesmo tema, num trabalho artístico de Anita, Fung Pou Chu.




Sem comentários:

Enviar um comentário