quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Os Leilões de Corinphila neste Janeiro de 2021

 Os grandes leilões das maiores casas filatélicas do mundo estão de volta neste início de ano, com esta série de Leilões nº 257 a 264 de Corinphila Auktionen AG, de Zurique, para os dias 25 a 30 de Janeiro, grandioso leilão apresentado nestes oito catálogos muito ilustrados e de grande qualidade. Tem descrição pormenorizada de cada lote, e ainda mais com a proveniência para as grandes colecções ou peças raríssimas. São mais de cinco mil lotes, que também podem ver no site desta casa filatélica e leiloeira da Suíça.

Vão encontrar filatelia de todas as épocas, com destaque especial para a filatelia clássica de todo o mundo neste primeiro catálogo, ainda muita pré-filatelia e bons lotes de colecções e acumulações. Ainda neste catálogo nº 257, que vai ser leiloado de 26 a 29 de Janeiro, outros destaques especiais para o Correio Zeppelin e as colecções de filatelia clássica do Peru e da Itália. De Portugal e ex-colónias aparecem bons lotes do nº 1235 a 1246, selos individuais e colecções de que destaco uma colecção premiada de História Postal de 1680 a 1853 com duzentas e trinta e cinco cartas. Também o lote nº 1235, uma carta de D. João IV, de 17 de Outubro de 1648 para A. Ruy, Governador das Armas da Provincia de Trallosmontes, um documento histórico muito importante.

O segundo catálogo, o nº 258, é a terceira parte da colecção da América Central e do Sul de Brian Moorhouse, colecção especializada por países com destaque para a pré-filatelia e filatelia clássica. O leilão começa no dia 25 com este catálogo e com o seguinte, número 259, também relacionado com esta área geográfica, a primeira parte da colecção "Guayaquil - Ecuador 1865-1872", com cento e vinte lotes e uma descrição muito completa destas primeiras emissões. A seguir mostro a capa do catálogo nº 260, a primeira parte da colecção de Pietro Provera com Itália, França, outros países europeus e comunidade britânica, também com peças muito raras da filatelia clássica.

No dia 28, para além do catálogo geral, há também a venda da colecção de Gregory Frantz de selos emitidos por empresas de navegação. Quanto ao catálogo nº 262 é do segundo leilão da colecção "Suíça", de Erivan Haub, colecção que tem estado a ser vendida por partes e por todas as empresas filatélicas e leiloeiras do "Global Philatelic Network". Para o dia 30 há o catálogo nº 263 da colecção "Bismark", a "Guerra Franco-Prussiana - Impacto na História Postal Suíça 1866-1871". Por último, e para os dias 29 e 30 de Janeiro, o catálogo nº 264 da Suíça e Liechtenstein com mil duzentos e vinte cinco lotes, que inclui a segunda parte da colecção de Karl Ganz, e os selos militares da colecção de Karlheinz Brunner.









1 comentário: