domingo, 24 de janeiro de 2021

Publicações recebidas - Janeiro - I

 Das várias publicações que chegaram este mês e algumas atrasadas devido às restrições, umas fisicamente e outras por internet, vamos descobrir algumas que trago hoje, começando com o «quaderno filatelico» nº 158 a 162, referentes aos últimos meses do ano passado, uma publicação do "Circolo Filatelico - libera associazione culturale", de Falconara, em Itália, e da sua Secção Francesa "Les Épicuriens de la Philatélie", de Migné-Auxances. Nestas edições que são de Setembro a Dezembro, o destaque vai para a homenagem que fazem a Eraldo Furia (1922-2013), homem que esteve ligado ao desporto na sua Cidade de Falconara, mas também ao coleccionismo na Secção Filatélica do Centro Sociale Comunale Jolly, e que foi um prisioneiro de guerra que deixou as suas histórias, como a que é transcrita nestas publicações, "Il ritorno a casa di un soldato".

Ainda em destaque os artigos históricos e filatélicos sobre o Doutor Albert Schweitzer e Vittorio Emanuel II, de Massimo Santonastaso, ainda a vida associativa destes filatelistas italianos e franceses, dirigidos por Luigi Santini e André Feller, que têm feito um trabalho extraordinário para manterem estas associações em funcionamento com todas as preocupações e dificuldades actuais. Ficam aqui os meus votos de bom trabalho.





A seguir mostro a capa da publicação que chega por internet «Le Maghrebophila» número 32, referente a Dezembro,, e que pode ser pedida por qualquer coleccionador para o e-mail do responsável Khalid Benziane - (khalid.benziane@orange.fr), publicação trimestral que nos dá artigos e notícias da história postal e da filatelia de Marrocos, Argélia e Tunísia. Deixei uma ligação no título da publicação para a verem na totalidade, com acesso a outros números e publicações. Apresenta sempre artigos muito interessantes, como o primeiro de Khalid Benziane sobre o "Etude de la Marcophilie a Cap Juby (1916-58)", as informações sobre a Exposição "RABAT PHILEXPO 2020" e sobre o primeiro prémio do selo Euromed para Marrocos com o selo "Tagine Tagra", artigos de Abdelkader Lemrahi que é um grande impulsionador da filatelia em Marrocos.

Ainda um artigo de Abdelhadi Medina "Khalifa's Seal at Tetuan during Spanish Protectorate", um índice de temas e artigos desde o número um até este último, e por último um artigo muito elogioso de Khalid Benziane, "Un Site de Philatélie a Consulter", sobre este nosso blogue e o trabalho que deixo aqui todos os dias. Obrigado amigos!



Para terminar mostro-vos a capa do «Catalogo de Sellos y Matasellos de Ajedrez, Año 2020», uma publicação editada pelo amigo Remi Ferre Soler, de Espanha, a quem podem pedir este exemplar pelo seu e-mail: remichess3@gmail.com , ou através da sua página de Facebook com o nome "Chess Stamps and Postmarks". Vão encontrar esta última página com muita coisa interessante deste tema xadrez, as novidades de selos, blocos e marcofilia que vão chegando de todo o mundo, e que este amigo vai editando em catálogo anual para os filatelistas do tema e coleccionadores em geral que gostam de conhecer tudo o que vai sendo lançado.

Segundo nos diz Remi Ferre na sua nota editorial, a pandemia veio reduzir o número de actividades dos xadrezistas, e por isso também o número de emissões e marcofilia serem reduzidos neste ano de 2020.


Sem comentários:

Enviar um comentário