domingo, 31 de janeiro de 2021

França - Emissões de Janeiro 2021

 Uma bonita emissão filatélica representando aves em perigo de extinção das ilhas francesas da costa da Bretanha, da Reunião, Martinica e Guadalupe, foi lançada no dia 11 de Janeiro pelos Correios de França - La Poste, este bloco filatélico com quatro selos que nos mostra: o Tuit Tuit da Ilha Reunião, em perigo pelo ataque que sofre dos ratos aos seus ninhos; o Oriole da Martinica; o Tordo-de-pés-amarelos, de Guadalupe; e os Pinguins de Torda. O trabalho artístico de ilustração foi de Isabelle Molinard, baseado em fotografias respectivamente de Jaime Martinez, Vincent Lemoine, Régis Gomes/L'ASFA, e Philippe Clément/Belpress/Andia. O design gráfico foi de Valérie Besset. Deixo também imagem do carimbo de primeiro dia de circulação de Paris, mas há carimbos diferentes para as outras regiões de origem das aves. Do selo representando o Pinguim de Torda foram lançados setecentos e cinco mil exemplares em folhas de quinze selos.

No dia 4 tinham lançado este carnet de doze selos que mostro a seguir, o "Mosaico de Paisagens" com vistas aéreas dos departamentos de Bas-Rhin, Somme, Bouches-du-Rhône, Corse-du-Sud, Vendée, Seine-Maritime, Lozère, Loiret, Puy-de-Dôme, Côte-d'Or, Charente-Maritime e Morbihan. O trabalho de design gráfico foi de Etienne Théry, baseado em trabalhos de diversos fotógrafos. 

No dia 18 de Janeiro lançaram este selo que assinala os cem anos da morte de Madeleine Brès (1842-1921), a primeira mulher francesa a formar-se em medicina, em 3 de Junho de 1875. É um trabalho de ilustração de Eloïse Oddos. A última imagem é do logotipo da votação para o "Melhor Selo Francês de 2020", que pode ser escolhido "nesta ligação" até dia 4 de Abril.








Sem comentários:

Enviar um comentário