sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Notícias da Numismática em Janeiro

 Com o lema "Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital", começou neste mês de Janeiro a 4ª Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, que neste primeiro semestre deste ano propõe recuperar a economia e os danos colectivos causados pela pandemia, desenvolver o pilar dos direitos sociais na União Europeia, e reforçar a autonomia estratégica de uma Europa aberta ao mundo. Para assinalar esta Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, foi posta a circular pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda no dia 4 de Janeiro esta moeda comemorativa, um trabalho artístico de Eduardo Aires, com limite de produção para a moeda de Cuproníquel de quinhentos mil exemplares. A mesma moeda em BNC e Proof, com limite de produção de cinco mil exemplares de cada, será comercializada posteriormente.



A Casa Leiloeira de Numismática Fritz Rudolf Künker GmbH & Co. KG, de Osnabrück, na Alemanha, que irá comemorar o seu 50º aniversário no dia 1 de Julho deste ano, vai realizar o seu Leilão nº 346 no dia 28 deste mês de Janeiro, leilão especial de raridades da Alemanha e de todo o mundo, que por causa da pandemia acontece online, a que se seguirá o Leilão eLive nº 64 no dia 29. Recebi este excelente catálogo de grande qualidade que apresenta de forma muito pormenorizada os novecentos e quarenta e três lotes de moedas, medalhas e condecorações, peças de grande valor e raridade, como podem ver no site desta casa leiloeira alemã. Esta grande venda, numa situação normal, seria realizada na Feira Mundial do Dinheiro. 

Vão encontrar as peças seleccionadas da colecção de Friedrich Popken, outros destaques da Alemanha e dos antigos estados, a colecção Schaumburg-Lippe, moedas de ouro de grande raridade que também haverá no Leilão eLive de dia 29, moedas mais recentes após 1871, e outras peças de grande valor. Há ainda um grande número de lotes da Rússia, com destaque para o lote nº 591, uma moeda de 10 rublos de 1757, com a Imperatriz Elizabeth, entre outros. Vejam e participem nesta importante venda da numismática.


Sem comentários:

Enviar um comentário