quarta-feira, 16 de março de 2022

A Guerra na Ucrânia afecta a Filatelia

 A filatelia é amizade entre as pessoas e os povos, não deveria estar envolvida nas disputas entre loucos que não respeitam a vida e destroem tudo à sua volta. É por isso que me entristece ver notícias de afastamento de filatelistas e coleccionadores, pois a filatelia e as suas organizações não têm poder para acabar com as guerras.

Vem isto a propósito da notícia que recebi da Linn's Stamp News, da decisão do Conselho da FEPA - Federação Europeia de Associações Filatélicas, de recomendar aos seus membros que não devem permitir a participação de filatelistas da Rússia e da Bielorrússia nos futuros eventos filatélicos. Eles não estão a proibir os loucos que fazem a guerra nos dois lados do conflito, estão a excluir quem colecciona selos e se diverte com o seu hobby, e tem as suas amizades e correspondentes por todo o mundo. É uma tristeza!

Para ilustrar esta minha página de hoje, ainda andei a resistir algum tempo, por ser uma notícia que se tornou viral nas redes sociais, mas hoje teve de ser. É esta imagem de um futuro selo (?) da Ucrânia, que resultou de uma votação online num concurso que foi lançado pela Administração Postal deste país. Um selo desenhado por Boris Groh que representa um soldado ucraniano a fazer um gesto obsceno para um navio russo. Esta notícia está mais desenvolvida no website da Linn's.


7 comentários:

  1. Muy cierto su comentario, considero que se debe de condenar a quienes inician la guerra y no a las personas comunes.

    ResponderEliminar
  2. Très bon point de vue que je partage Mario, à bientôt.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Caro Mário, eu penso que a comunidade internacional não está contra os atletas russos (nem contra os paralímpicos, como já vi nas redes sociais), nem contra os filatelistas russos ou empresários. Tratam-se de medidas que visam gerar pressão interna na Rússia contra Putin; tal como as sanções económicas não são contra o povo russo, mas para gerar pressão sobre Putin; do mesmo modo congelar os bens dos oligarcas russos também, serve para gerar pressão sobre Putin. São "danos colaterais" como se diz na guerra - mas danos desportivos, económicos, culturais, etc. Ainda assim é preferível que uma escalada da guerra ao resto da europa ou do mundo com intervenções militarizadas, porque aí acabava a filatelia na mesma e o desporto, mas os danos colaterais seriam a vida humana. Para não entrarmos todos em guerra, e circunscrever o conflito à Ucrânia e, sobretudo, manter pressão interna na Rússia sobre Putin, e a diplomacia em aberto, estas são medidas temporárias que se espera contribuam para evitar uma guerra generalizada.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia.
    São para mim as duas máximas do colecionador de Selos: A) Nunca ver o passado com os olhos do presente B) Nunca , mas nunca, misturar Politica com o hobby.
    Trata-se sem duvida de uma medida lamentável. O colecionismo em geral não pode em momento algum ter fronteiras nem melhores ou piores colecionadores. Espero que revertam esta medida rapidamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por reler um amigo (1967stamps) que há muito não aparecia. Obrigado!

      Eliminar