quarta-feira, 30 de março de 2022

A Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul

 Na manhã de 30 de Março de 1922 descolava de Lisboa o hidroavião Fairey IIID versão Mark II, F 400 - Lusitânia, tripulado pelos marinheiros aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral, para a Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul entre Portugal e o Brasil. Eles foram os pioneiros nas travessias aéreas de longo curso, e sem os recursos que uns anos mais tarde todos tiveram. Hoje são recordados e homenageados com emissões filatélica e numismática.

Os CTT - Correios de Portugal lançaram esta série de três selos e um bloco filatélico, mostrando nos selos os três hidroaviões que foram utilizados na travessia, o Lusitânia que descolou do Rio Tejo, em Lisboa, o Paris City, e o terceiro que fez a última etapa até ao Rio de Janeiro e que foi baptizado de Santa Cruz, chegando ao destino a 17 de Junho. Foram 60 horas e 14 minutos de pilotagem. As ilustrações são de Paulo Alegria, o design gráfico é de Folk Design e a impressão é de Cartor Security Printing, de França.

Esta data fica assinalada também com o lançamento numismático da Imprensa Nacional- Casa da Moeda, um trabalho artístico de José João de Brito, aqui apresentado no acabamento Proof. A moeda normal poderá aparecer a circular, pois tem uma tiragem de um milhão de exemplares.






 

Sem comentários:

Enviar um comentário