sábado, 26 de março de 2022

Publicações recebidas - Março - I

 Venham descobrir comigo algumas das excelentes publicações que recebo regularmente, umas através da internet e outras por correio. E a primeira é a «Filatelia - Revista da FEBRAF» número 9, referente ao ano de 2021, uma publicação com artigos especializados sobre vários temas, e o editorial ou "Palavra do Presidente" Rogério Dedivitis, que faz um balanço das actividades filatélicas do Brasil no último ano.

Vou destacar aqui os títulos dos artigos e os seus autores, recomendando a sua leitura: de Adelino Caravela, "Subsídio para a história marítima entre o Brasil e Portugal - Séculos XVII - XVIII"; "O correio do campo de internamento de Ruhleben", de Rogério A. Dedivitis; "Como melhorar uma coleção de Maximafilia?", de Agnaldo de Souza Gabriel; de Roberto Nestor Cravero, "Elementos Complejos en Filatelia Temática (3) - Los Cromalines"; e de Márcio Javaroni, "VASP - Viação Aérea São Paulo, aspectos históricos e filatélicos (1933-1943)". Desejo-vos uma boa leitura.



Ainda do Brasil e também via internet, do Clube Filatélico Brusquense, podem encontrar a sua mais recente publicação «Boletim Filatélico» número 42, na ligação que deixei para a sua página da rede social Facebook, onde vão encontrar vários artigos muito interessantes da filatelia brasileira e mundial, nesta publicação dirigida por Jorge Paulo Krieger Filho.

A capa destaca um desenho de Di Cavalcanti para o programa da Semana de Arte Moderna de 1922, de São Paulo, a manchete para o artigo sobre este tema da autoria de Jorge Paulo Krieger Filho, o Presidente do Clube Filatélico Brusquense, de Brusque, Santa Catarina. Outros temas muito interessantes que podem descobrir nesta publicação: "O Brasil na 2ª Guerra Mundial"; Luxemburgo, "País das Rosas"; "Filatelia na História - A primeira carta enviada do Brasil"; "Bicentenário da Independência do Brasil"; e outras notícias da filatelia em geral.



«The Philatelic Journalist» número 167, é o órgão oficial da AIJP - Association Internationale des Journalistes Philatéliques, publicação dirigida pelo Presidente Wolfgang Maassen, que podemos ver na imagem da capa numa intervenção relacionada com a exposição "OSTROPA", que já tinha sido cancelada em 2020 e que se iria realizar este ano, mas que foi anulada de vez devido à guerra na Europa de Leste.

Nesta edição os destaques vão para as exposições que já se realizaram, as grandes exposições europeias e mundiais "NOTOS 2021" e "LONDON 2022", e a participação dos membros da AIJP, e as exposições "CAPE TOWN 2022" e a "IBRA 2023", eventos que terão o patrocínio desta associação de jornalistas filatélicos. Os 75 anos da Federação Filatélica Alemã, e um artigo sobre o futuro da filatelia, completam esta edição.



Esta última publicação não a recebo regularmente, é a «Stamp Collector» número 3 do Volume 4, referente a Março, uma edição comercial da All About Stamps. Está aqui porque comprei para obter o catálogo da Exposição "LONDON 2022", onde participei com esta minha publicação filatélica diária, e a revista fazia parte do conjunto que adquiri.

É uma publicação inglesa da Warners Group, e por isso os destaques vão para a filatelia que acontece no Reino Unido, como foi o caso da "LONDON 2022", mas aqui ainda só com artigos de informação pois a revista foi lançada antes da exposição. Outro destaque é Martin Mörck, o designer e gravador de muitas obras extraordinárias para a filatelia mundial, como os selos sobre John Lennon para as Nações Unidas.


Sem comentários:

Enviar um comentário