Os Correios da Islândia puseram a circular no passado dia 12 de Setembro novas emissões filatélicas. São quatro selos e um bloco filatélico.
Assim temos uma série de dois selos dedicada a faróis da Islândia. É a terceira emissão sobre este tema, e estes representam os Faróis de Vattarnes e de Skardsfjara. Em Vattarnes existia um outro farol construído em 1912 pelo Engenheiro Thorvald Krabbe, mas este que o selo mostra foi edificado em 1957 por Axel Sveinsson, utiliza a luz eléctrica, mas tem como recurso o gás. O selo de 100g (taxa da Europa) mostra o Farol de Skardsfjara construído em 1959, com um equipamento previamente usado no Farol de Galtarviti. Em 1973 foi introduzida a rede eléctrica e em 1993 foi adicionado o sistema de GPS.
Um outro selo comemora os 50 Anos da Ilha de Surtsey. A 14 de Novembro de 1963 um pescador islandês avistou os primeiros fumos, do que viria a ser uma erupção vulcânica que durou até 1967, e que deu origem à Ilha de Surtsey, Sitio Património Mundial da UNESCO desde 2008. O selo foi desenhado por Atli Hilmarsson.
A Colonização de Cabras na Islândia é o tema que os correios deste país decidiu apresentar para emissão conjunta dos países da SEPAC. É um selo de 50g (taxa para a Europa), e mostra uma Cabra, animal que esteve em vias de extinção na Islândia em várias ocasiões, especialmente devido ao clima.
Hoje chega aos mil animais e essa ameaça está ultrapassada.
O Dia do Selo na Islândia foi comemorado este ano com o lançamento de um bloco filatélico, que assinala o Aniversário da Consagração das Catedrais de Skálholt e de Hólar. É uma peça muito bonita, um bloco com dois selos, mas que mostra outros símbolos e utensílios das igrejas, com desenhos de Örn Smári Gíslason.
Sem comentários:
Enviar um comentário