quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Selos da Nova Caledónia

Três novas emissões filatélicas surgiram no mês de Agosto na Nova Caledónia.

No dia 7 emitiram um selo para assinalar o Mês do Património, e a abertura do Museu da Prisão de Nouville, edifício classificado como Monumento Histórico. Construído em 1868 pelos prisioneiros que chegaram a esta ilha, funcionou como fábrica de pão. Hoje é um museu da história desta prisão que funcionou até 1927, e onde estiveram cerca de vinte e dois mil presos. O selo foi desenhado por André Lavergne.

A outra emissão, de dois selos, posta a circular no dia 8 de Agosto é para celebrar o nascimento das crianças. Como podem ver na imagem, o selo para celebrar o nascimento de uma rapariga apresenta uma bebé com flor, a do rapaz tem a cor azul, e é uma borboleta. Este tipo de selos, e mesmo os selos personalizados estão muito em voga para anunciar acontecimentos marcantes na vida das pessoas.

Por último, um selo emitido a 19 de Agosto para assinalar a realização do Campeonato do Mundo de Natação - Desporto Adaptado, que se realizou no Centro Aquático Regional Verlaguet, em Dumbéa. Mais de cinquenta atletas de vários países participaram nesta competição. O selo, desenhado por Jean-Jacques Mahuteau, mostra a natação nas piscinas e no mar.


Sem comentários:

Enviar um comentário