sábado, 7 de setembro de 2013

Prémio Aga Khan para a Arquitectura

O Prémio Aga Khan para a Arquitectura, instituído pela Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, visa incentivar e promover conceitos de construção que correspondam de forma eficaz às necessidades e aspirações de comunidades muçulmanas. Este prémio é trienal no valor de um milhão de dólares, e foi anunciado ontem em Lisboa numa cerimónia no Castelo de S. Jorge.

Entre os projectos finalistas estavam, a reabilitação do Forte de Nagaur (Índia), a revitalização do Centro Histórico de Birzeit (Palestina), a reabilitação do bazar de Tabriz (Irão), a reconstrução do campo de refugiados de Nahr el-Bared (Líbano), e o Cemitério Islâmico na Áustria. Estes são só alguns entre os vinte nomeados. O vencedor foi o projecto do Centro Histórico de Birzeit.

Os Correios de Portugal, assinalando esta entrega de prémio no nosso país, emitiram uma série de dois selos e um bloco, que nos mostram: no selo de €0,80 um painel de azulejos de aresta hispano-árabe (pormenor), inicio séc.XVI, Sala do Capítulo do antigo Convento da Conceição, actual Museu Regional de Beja; no selo de €1,00 uma colcha em bordado de Castelo Branco (pormenor), séc.XVIII, col. Museu Nacional de Arte Antiga; e o bloco, impresso em talhe doce sobre seda, mostra um pormenor do Castelo de S. Jorge e da colina que vai da Baixa até ao Castelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário