sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Novidades da Dinamarca

Os Correios da Dinamarca lançaram há poucos dias três emissões filatélicas novas, que vamos aqui apresentar.

No dia 29 de Agosto emitiram dois selos para assinalar o Prémio Index de Design. A organização dinamarquesa sem fins lucrativos «Index - Design to Improve Life», realiza este prémio de dois em dois anos com quinhentos mil euros, o maior em todo o mundo. Os selos, com desenhos do Post Danmark Stamps/Jakob Monefeldt, e fotografia de Steen Larsen, representam os edifícios do Centro Cultural de Helsingor, na frente ribeirinha, onde foi realizado este evento. Foram ainda emitidos dois sobrescritos de primeiro dia e uma folha miniatura com os dois selos.

No dia 2 de Setembro puseram a circular um selo de 8 coroas dinamarquesas, de uma série sobre a arte nos selos. Este tem uma saudação «Hello Everybody!», e foi desenhado por Jytte Hoy, escultora licenciada pela Royal Danish Academy of Fine Arts.

Por último uma série de quatro selos, também no dia 2 de Setembro, que apresenta uma visão conjunta entre artistas chineses e dinamarqueses de obras de Hans Christian Andersen: o Soldadinho de Chumbo, de 1835; o Tronco Voador, de 1839; o Topo de Mogno e a Bola, de 1843; e a Pequena Vendedora de Fósforos, de 1845. Foram editados quatro sobrescritos de primeiro dia, cada um para o seu conto de Andersen.

Os artistas desenhadores são, as chinesas Yuan Yishan e Jiang Wei, artistas experientes em produtos filatélicos da China, e os dinamarqueses Rasmus Berggreen e Jakob Monefeldt. Post Danmark, Stamps.     


Sem comentários:

Enviar um comentário