segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Emissões de Selos da República Checa

Alguns dos últimos lançamentos filatélicos dos Correios da República Checa, trazem-nos temas que têm sido abordados ao longo dos últimos anos, como o das personalidades da cultura, da política e das ciências, o tema das artes com as emissões que mostram obras importantes dos acervos de museus nacionais, e a arquitectura, um dos temas recorrentes na filatelia checa. São peças filatélicas sempre muito bonitas, e com um cuidado especial nos desenhos e gravação. Daqui a dias volto novamente às emissões checas.

E do tema personalidades, emitiram um selo comemorativo dos 450 anos do nascimento de Karel de Zierotin (1564-1636), um importante nobre da Morávia, político, escritor e patriota. Estudou direito, teologia e línguas, viajou pela Europa onde contactou com vários políticos e gente ligada às artes, e ainda combateu pelo seu povo em várias ocasiões. O selo de 29 coroas checas foi lançado no dia 3 de Setembro, mostra o homenageado e o brasão de armas dos Zierotins, e tem arranjo gráfico de Karel Zeman, e gravação de Jaroslav Tvrdon.

Do tema «Obras de arte em selos postais», emitiram no dia 5 de Novembro três selos que mostram a pintura «Rua no Inverno» (1900-1910), de Jakub Schikaneder (1855-1924), a fotografia «Solidão e Espectáculos, CA», de 1924, de um dos mais importantes fotógrafos checos, Jaromir Funke (1896-1945), e a obra de Salvador Dalí (1904-1989) «Leda Atomica», de 1949, de um dos expoentes máximos do movimento surrealista mundial. O trabalho gráfico destes selos é de Václav Fajt, do Prof. Zdenek Ziegler e de Martin Srb, respectivamente.

A outra emissão que apresento hoje, é de um bloco filatélico com um selo, posto a circular no dia 15 de Outubro, e que mostra a Catedral de São Vito, São Venceslau e São Adalberto, uma estrutura que está integrada no Castelo de Praga, de estilo gótico, iniciada em 1344 e só finalizada no séc. XX, e sede do Arcebispo de Praga. O selo representa o primeiro Arcebispo de Praga, Ernest de Pardubice. Tem trabalho gráfico de Jan Kavan, e o gravador foi Milos Ondrácek.



Sem comentários:

Publicar um comentário