quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

A Lituânia com Moedas de Euro

A República da Lituânia, um dos três Estados Bálticos, é a partir de amanhã, dia 1 de Janeiro de 2015, o 19º Estado da Zona Euro, depois da integração da Estónia e da Letónia. E vamos ter uma nova moeda a circular juntamente com as outras 18 que já existiam. A imagem que apresento aqui, é destas novas moedas na posição da face nacional.

A face comum a todos os países membros apresenta um desenho de Luc Luycx, da Bélgica, com o valor da moeda e um mapa da Europa no Mundo, nas moedas de 1, 2 e 5 cêntimos, e nas outras restantes moedas um mapa dos Estados Membros da União Europeia. Quanto à face nacional, estas novas moedas da Lituânia apresentam o Brasão de Armas do país, o lendário cavaleiro Vytis, desenhado por Antanas Zukauskas.

E hoje para terminar o ano, foi uma pequena notícia da numismática, mas uma grande notícia para os numismatas que vão ter mais moedas novas e comemorativas para coleccionar. E ficam os desejos de um Bom Fim de Ano 2014, embora já haja leitores deste nosso espaço no Ano Novo.

Sem comentários:

Enviar um comentário