sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Publicações recebidas - Dezembro - 1

De todas as publicações que recebemos nos últimos tempos, destacamos hoje estas três, uma da filatelia do Brasil, outra dos CTT - Correios de Portugal, e a revista de filatelia da Administração Postal das Nações Unidas.

E começo pela «FILACAP», publicação de coleccionismo da Associação Cultural Filacap , do Brasil. É o nº 182, referente a Agosto de 2014, desta publicação trimestral, que é a segunda vez que a recebemos nesta edição impressa, a outra veio no ano de 2013, pois só é enviada para assinantes. Mas podem ver a edição online, pois está disponível no site que deixei aqui no texto. Esta edição apresenta, como sempre, artigos muito interessantes de vários tipos de coleccionismo, com grande destaque para a filatelia, como os artigos «São José de Anchieta», de Agnaldo de Souza Gabriel, com bonitas imagens de postais máximos, o artigo «Os tipos do 100 Réis de 1866», de Peter Meyer, ou o «Espiritismo e a Imprensa Espírita no Brasil», de Roberto António Aniche. Ainda apresenta boas páginas de novidades filatélicas do Brasil e exterior, assim como anúncios e notícias do coleccionismo.

A outra publicação é a «aPOSTa» nº 130, referente aos meses de Outubro e Novembro, deste órgão de comunicação institucional dos CTT - Correios de Portugal, que entre os artigos sobre a vida interna da empresa, apresenta informação filatélica dos vários lançamentos de selos, lançamentos editoriais e de outras peças filatélicas emitidas em Portugal. Entre os muitos artigos e informação, destaco o relacionado com o 35º Aniversário do Serviço Nacional de Saúde, um outro sobre a emissão comemorativa dos 150 Anos do Instituto Geofísico da Universidade de Coimbra, e sobre as comemorações do Dia Mundial dos Correios.

Da Administração Postal das Nações Unidas recebemos o nº 342 de «Fascination», a publicação de divulgação das emissões filatélicas da ONU. A bonita capa mostra algumas das espécies retratadas numa das últimas emissões de selos «Animais em extinção», e no interior apresentam detalhes técnicos das emissões «Education First», e «Endangered Species», bem como sobre os autores dos desenhos e trabalhos gráficos. Tem também informação detalhada das participações nos eventos filatélicos «Sindelfingen International Stamp Fair 2014», da «Veronaphil», ou «Numiphil 2014», entre outros, e da marcofilia utilizada nestas exposições e feiras de filatelia.




Sem comentários:

Enviar um comentário