Oscar Niemeyer (1907-2012) se fosse vivo faria, no próximo dia 15 de Dezembro, 107 anos de idade. Nesse dia os Correios do Brasil - ECT vão emitir um bloco filatélico com dois selos, em homenagem ao artista e arquitecto, uma das figuras principais da arquitectura moderna. Hoje, dia 12, está acontecer o pré-lançamento desta emissão filatélica em Belo Horizonte.
Entre as muitas obras da sua responsabilidade e de outras em que participou, destaco a Sede das Nações Unidas em Nova Iorque, em colaboração com outros arquitectos de renome internacional, o conjunto arquitectónico de edifícios públicos no Planalto de Brasília, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (1996), ou a Cidade Administrativa de Minas Gerais, em 2010. Quanto a prémios também foram muitos, entregues a este homem das artes, como o Pritzker de Arquitectura, em 1988, ou o Prémio Príncipe das Astúrias, em 1989, e as condecorações em 2007 de Comendador da Ordem Nacional da Legião de Honra, de França, ou a Ordem da Amizade, da Rússia, entre muitos outros.
O bloco representa esboços e projectos das suas obras mais representativas, o que acontece também nos seis carimbos de primeiro dia que serão usados hoje e dia 15, em vários locais. O trabalho artístico destas peças é de Cecília Langer, com técnica de pintura manual e digital, e computação gráfica, e a impressão é da Casa da Moeda do Brasil.
Sem comentários:
Enviar um comentário