quinta-feira, 19 de julho de 2018

A Nova Marianne

Foi revelada hoje em Périgueux, a nova imagem dos selos correntes de França, "Marianne l'engagée", numa pintura mural de um prédio desta cidade francesa, uma cerimónia presidida por Emmanuel Macron, que escolheu esta imagem desenhada pela artista de arte urbana Yseult Digan, YZ como nome artístico. A seguir, o Presidente Francês visitou as oficinas de impressão dos selos postais, onde teve oportunidade de conhecer as artistas desenhadora YZ, e a gravadora Elsa Catelin, acompanhado pelo Presidente do Grupo La Poste, Philippe Wahl.

Os Correios de França vão pôr a circular estes novos selos a partir de amanhã, e em todo o território nacional no dia 23 de Julho. Como é habitual, estes selos são apresentados com várias taxas para o correio nacional e internacional, havendo ainda o lançamento de selos auto-adesivos, carteiras, inteiros postais e outras peças filatélicas. É um trabalho de gravação em talhe-doce de Elsa Catelin.

Cada Presidente da República Francesa, da Vª República, escolhe uma imagem destes selos correntes, de entre os vários trabalhos que lhe são apresentados. Esta revela a energia da juventude, da emancipação e do envolvimento. E a forma como foi apresentada é muito original. Ficam aqui os meus agradecimentos por estas notícias e imagens, aos amigos André Feller, da Associação "Les Épicuriens de la Philatélie", a Rodolphe Pays, do Musée de la Poste, e a Maryline Guillet, dos Serviços Filatélicos dos Correios de França.






YZ numa foto de Olivier Metzger


Elsa Catelin

Sem comentários:

Enviar um comentário