terça-feira, 31 de julho de 2018

As Emissões Filatélicas da "PRAGA 2018"

A República Checa vai receber daqui a poucos dias a grande Exposição Mundial de Filatelia "PRAGA 2018", e os filatelistas que de todo o mundo a vão ver, e como acontece sempre nestes grandes eventos, os correios nacionais lançam selos e peças filatélicas alusivas ao acontecimento, divulgando e dando a oportunidade aos coleccionadores de ficarem com uma recordação da exposição. É o que acontece com os Correios da República Checa, que no dia 8 de Agosto lançam estes selos e peças filatélicas que divulgo hoje, peças que levam o logotipo do evento. Anteriormente já tinham emitido outros selos com os símbolos da exposição.

E a primeira emissão é um bloco filatélico que reproduz uma peça raríssima da filatelia mundial, o sobrescrito para Bombaim, "Bombay Cover", enviado das Ilhas Maurícias com os primeiros selos postais desta colónia britânica, num arranjo gráfico de Kamil Knotek. A segunda peça filatélica também é um bloco, desta vez comemorativo do "100º Aniversário do Museu Postal Checo", com três selos que mostram figuras importantes na história e constituição deste museu, Václav Dragoun, no selo de 19 coroas, Jirí Karásek, no selo de 23, e Pavel Ctvrtník, no selo de 27 coroas. Apresenta ainda imagens dos edifícios deste Museu Postal. É um trabalho artístico de Jan Maget e Eva Hasková. Tem trabalho de gravação de Václav Fajt.

As últimas imagens são dos dois inteiros postais que assinalam as grandes exposições filatélicas que aconteceram em Praga, desde 1938 a 2018, com a letra A para o correio nacional, e com a letra E para o correio europeu. É um trabalho de design de Klára Melichová.







Sem comentários:

Enviar um comentário