quarta-feira, 11 de julho de 2018

Casas do Mediterrâneo - I

O tema da emissão deste ano da Euromed Postal é as "Casas do Mediterrâneo", e os CTT - Correios de Portugal lançaram no passado dia 9 deste mês, estes dois selos que retratam casas típicas e arquitectura tradicional das regiões alentejana e algarvia. É um trabalho artístico de Luís Taklim/Anyforms Design, e impressão de Cartor Security Printing, de França.

A União Postal para o Mediterrâneo é uma instituição criada em 2011 por Administrações Postais da zona mediterrânica, sob a égide da União Postal Universal, e que conta actualmente com vinte membros da região árabe e europeia, incluindo Portugal pelas suas influências mediterrânicas. Os principais objectivos são a partilha de recursos e conhecimentos, a melhoria das comunicações entre os membros, e a parceria tecnológica e logística, para o desenvolvimento comercial entre os estados. Anualmente escolhem um tema comum para emissões filatélicas, que é relacionado com a zona mediterrânica onde estamos inseridos, mas com os elementos tradicionais de cada país, dando assim a conhecer várias formas de arquitectura, tipos de agricultura, profissões e outras áreas da vida em geral.

Mostro outras duas emissões deste tema, postas a circular no mesmo dia 9 de Julho, da Turquia, também com casas tradicionais, e a imagem da emissão dos Correios de Malta, estes dois selos com fotografias de David P. Attard, e que mostram fachadas de edifícios de duas épocas distintas, destacando as portas e janelas de construção bastante robusta.



Sem comentários:

Enviar um comentário