sexta-feira, 26 de julho de 2019

Aniversários em Selos Monegascos

Assinalar com selos os aniversários de instituições e figuras históricas e da cultura, é uma boa forma de dar a conhecer ao mundo a história dos países. Muitas dessas emissões cabem em vários temas, como estas que divulgo hoje dos Correios do Mónaco - Office des Timbres de Monaco, postas a circular nos últimos tempos. E a primeira emissão que mostro é do 90º Aniversário do Nascimento da Princesa Grace do Mónaco (1929-1982), um bloco com três selos que representam várias fazes da vida desta grande mulher, num trabalho de design e gravação de Yves Beaujard, segundo fotos dos Arquivos dos Príncipes do Mónaco. O primeiro dia de emissão foi a 18 de Junho.

Quatro dias depois, a 22 de Junho, assinalavam os "Sítios Históricos dos Grimaldi no Mónaco", com o bloco que mostro a seguir com os Brasões de Armas, num trabalho de design de Alain Giampaoli, gravação de Line Filhon e grafismo de Créaphil. Voltamos aos aniversários com o selo que assinalou o centenário do nascimento do ciclista Fausto Coppi, um vencedor de Tours e Giros de Itália, selo emitido no dia 29 de Maio, num trabalho de design de Thierry Mordant, e gravação de Yves Beaujard.

Os duzentos anos do nascimento do grande mestre do canto lírico, Jacques Offenbach (1819-1880), foi assinalado no dia 20 de Junho com a emissão de um selo de €3,44, num trabalho de design de Guéorgui Chichkine e gravação de Pierre Albuisson. O último aniversário que mostro hoje, é este dos 25 Anos do Zonta Club Monaco, emissão de um selo com trabalho de design de Créaphil, posto a circular no dia 18 de Junho. Criado em 1919 nos Estados Unidos, este clube internacional protege as mulheres vítimas de violência, e o clube monegasco faz parte da Comissão Governamental que trata destes problemas sociais.





2 comentários: