segunda-feira, 22 de julho de 2019

Património de França em Selos

Esta é a primeira edição de um conjunto de peças filatélicas que vão ser lançadas pelos Correios de França - La Poste até 2023, a reimpressão em folha especial de selos que representaram o Património de França ao longo destes últimos 170 anos. São impressões em talhe-doce como estas que mostro nas imagens, e a primeira é do selo de 1849 "Cérès" de um franco vermelhão, um dos selos mais raros de todo o mundo pelo tempo em que esteve em circulação. Foi posto a circular em Janeiro de 1849 e suspensa a sua venda em Dezembro do mesmo ano, por se confundir com a taxa de 40 cêntimos da mesma emissão.

Os selos são um importante veículo de conhecimento histórico e patrimonial, e os Correios de França relançam estes selos nestas folhas especiais, cada uma com um tema e imagem, mas com características especiais em relação aos originais, pois para além da cor original do selo, apresenta mais quatro imagens noutras cores.

O lançamento está programado para 16 de Setembro, e as dez folhas deste ano vão mostrar: na área do Património das Artes e Letras, "J.B. Carpeaux" (1827-1875), o selo nº 1170 do catálogo Yvert, num trabalho de design e gravação de Pierre Munier; na área da Aviação o selo que representa "Jean Mermoz" (1901-1936), número 337, num trabalho artístico de Henry Cheffer; a Cruz Vermelha Francesa no selo nº 877, a escultura "O Amor", de Falconet, num trabalho artístico de Jules Piel; a França das Regiões, "Saint-Malo", o selo nº 394, num trabalho artístico de Henry Cheffer; o selo nº 743 com o busto de "Louis XI", um trabalho de design e gravação de Raoul Serres; as Figuras Históricas da França no selo nº 318, "Jean Jaurès" (1859-1914), com trabalho artístico de René Gregoire e Jules Piel; o Património Arquitectónico com o selo nº 917, a "Abadia para os Homens", de Caen, num trabalho artístico de Gabriel Antoine Barlangue; a Barragem de Génissiat, no tema da Ciência e Técnica, o selo de 1948, número 817, com trabalho de design e gravação de Gabriel Antoine Barlangue; o tema do Desporto com o selo nº 334, que mostra um salto de ski em Chamonix, num trabalho artístico de Georges-Léo Degorce; e o selo nº 340 comemorativo do 13º Congresso Internacional dos Caminhos de Ferro, com trabalho artístico de Georges-Léo Degorce.

Esta colecção tem uma tiragem limitada a dez mil exemplares, e a folha que mostro na imagem, do selo "Cérès", é uma oferta para quem subscrever esta colecção de cinco anos. O trabalho gráfico desta edição é de Sara Bougault.




 

Sem comentários:

Enviar um comentário