sábado, 20 de julho de 2019

Publicações recebidas - Julho - I

Aqui está a primeira divulgação deste mês das excelentes publicações do associativismo filatélico que recebo regularmente, ficando para um próximo dia a continuação desta divulgação. E a primeira imagem é do órgão oficial da "Sociedade Filatélica Rio-Grandense", o número 85 referente a Abril-Junho do «Rio Grande Filatélico». Estes amigos do Brasil comemoraram no passado dia 21 de Junho os 85 anos da fundação da Sociedade, agradecendo nesta edição a todos os coleccionadores e não só, o apoio que têm dado e a contribuição para todos estes anos de sucessos.

Entre os vários artigos apresentados, destaco: "A História do Rio Grande do Sul contada de uma outra forma - Parte IV", de Ulrich Schierz; "Ensaios, esboços, provas e testes na filatelia comemorativa brasileira - Carlos Drummond de Andrade", de Noely Luiz Orsato; e de Henrique Bunselmeyer Ferreira, "Um pouco de História Postal: Carta de 1851 do Rio de Janeiro para Cattas Altas (MG), com trânsito por Cocaes (MG). Outros textos muito interessantes completam esta edição.



Os amigos da "Associazione Filatelica Numismatica Falconara", de Itália, e da sua Secção Francesa "Les Épicuriens de la Philatélie", enviam mensalmente o seu órgão de divulgação do coleccionismo, e este é o número 146 do «quaderno filatelico». O destaque desta edição vai para este artigo que aparece na primeira página e segue para a segunda, "Fuori dai Denti", de Cesare Stronati, sobre a venda de selos nas plataformas online. Outro destaque vai para o grande trabalho de contactos que os amigos franceses estão a fazer, divulgando as suas actividades e da Associação Italiana, especialmente junto de artistas ilustradores de selos e peças filatélicas.

Ainda nesta edição de Julho mostram a medalha que criaram e apresentaram no mês de Junho, medalha que mostra imagens das duas cidades, o Castelo de Falconara e o Mosteiro de Migné-Auxances. A vida associativa e as dificuldades que acontecem com o Departamento de Filatelia dos Correios Italianos, são temas que completam esta edição.



De Cádiz, em Espanha, onde têm a sua sede, chegou a publicação «Apuntes de Maximofilia» número 57, órgão oficial da "ASEMA - Asociación Española de Maximofilia". Na imagem da capa podemos ver uma das realizações deste ano da associação, o postal máximo da emissão Efemérides "Carlos III - 250 Aniversario de la Creación de las Reales Ordenanzas". Outras imagens de postais aparecem nos artigos de vários autores, e nas secções de realizações da ASEMA, dos sócios e das associações estrangeiras.

Entre os vários artigos que a edição nos traz, destaco: "Éxito de la Maximofilia en la Juvenia", de Pedro Pastor, com a descrição das colecções dos jovens membros da ASEMA; na sua secção La Lupa Justiciera, o Presidente Juan Antonio Casas Pajares apresenta o texto "Fecha de edición de la primeras Tarjetas Postales Ilustradas (V) de los editores Hauser y Menet"; e ainda "El Real Monasterio de Nuestra Señora de Guadalupe", de Juan Pablo Álvarez, entre outros de grande interesse.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário