quarta-feira, 31 de julho de 2019

50 Anos da Apollo 11

Quando em 1969 Neil Armstrong pisou pela primeira vez o solo lunar, muitos países em todo o mundo assinalaram o grande passo para a humanidade com emissões filatélicas que mostraram as imagens que nos chegaram pela televisão, mostrando também os veículos e instrumentos utilizados nos programas espaciais que na altura estavam em marcha. Cinquenta anos depois, neste mês em que se assinala esta grande vitória da tecnologia moderna, muitos países voltam a comemorar este feito histórico com emissões filatélicas, de que deixo aqui uma pequena amostragem.

E a televisão foi o mais importante veículo da informação que estava a chegar na hora, como mostra esta imagem do bloco filatélico que os Correios de Jersey emitiram no dia 20 de Julho, ao mesmo tempo da série de seis selos e folha miniatura, tudo com ilustrações de Keith Burns, e impressão de Joh. Enschedé Security Print, da Holanda.




Já os Correios do Brasil fizeram esta homenagem com o selo que mostra a imagem histórica da pegada de Neil Armstrong, uma fotografia da NASA tirada na altura por Buzz Aldrin, o companheiro de Neil no módulo lunar Eagle. Este selo foi posto a circular no dia 20 de Julho, e a impressão é da Casa da Moeda do Brasil. Estas imagens e edital chegaram através do "Informativo Filatelia 77".





Os Correios de Malta assinalaram esta comemoração mostrando uma outra imagem menos comum nestas emissões, a do astronauta a olhar para o Planeta Terra. O bloco filatélico tem trabalho artístico de Aidan Cassar, e impressão de Printex Ltd, e foi lançado no dia 20 de Julho, como podemos ver no carimbo de primeiro dia.




Os Correios de Guernsey lançaram no dia 20 deste mês o bloco filatélico e a carteira especial que mostro nas imagens, num trabalho do designer Andrew Robinson, e impressão de Cartor Security Printing, de França.




A última imagem é dos selos emitidos pelos Correios dos Estados Unidos da América no dia 19 de Julho, um trabalho do designer gráfico Antonio Alcalá.


Sem comentários:

Enviar um comentário