sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Emissões dos Correios do Luxemburgo

No dia 8 de Novembro foi inaugurada a Exposição Filatélica "MULTILATERALE -  LUXEMBOURG 2019", uma exposição que reuniu filatelistas e colecções de países da região centro da Europa, e nesse dia comemorava-se o 500º aniversário em que o futuro Imperador Carlos V se tornou arquiduque da Áustria. Carlos V nasceu na Holanda em 1500 e morreu no Mosteiro de São Jerónimo de Yuste, na Estremadura Espanhola, em 21 de Setembro de 1558.

Os Correios do Luxemburgo lançaram esta emissão conjunta com os Correios da Áustria, que mostra o imperador que governou grande parte da Europa Central e da América Central e do Sul. É um trabalho de design gráfico de Schöpferischer Dienst Davis Gruber, da Áustria, e impressão de Joh. Enschedé Security Print, da Holanda.

Outro selo que lançaram no dia 8 de Novembro, foi também emissão conjunta com os Correios de Gibraltar. O selo representa o sistema de defesa subterrânea da Cidade de Luxemburgo, as "Casamatas", fortificações construídas na época de Luís XIV, que ganharam o apelido de "Gibraltar do Norte", e que hoje em dia estão listadas no Património Mundial da UNESCO. É um trabalho artístico de Arnaud de Meyer, do Luxemburgo, e tem trabalho de impressão de Cartor Security Printing, de França.

O último selo desta data de emissão assinala a participação luxemburguesa no desenvolvimento e utilização dos recursos espaciais, pois desde 2005 que o país integra a ESA - Agência Espacial Europeia, e em 2016 foi lançada uma iniciativa pelo Ministério da Economia, a SpaceResources.lu. O design gráfico é da artista polaca Agata Tobolczyk, e a impressão é de Cartor, de França.



Sem comentários:

Enviar um comentário