terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Notícias da Federação Portuguesa de Filatelia

Está a chegar às caixas de correio o número 38 da Série III, da «Filatelia Lusitana», o órgão oficial da Federação Portuguesa de Filatelia - APD, excelente publicação com muita informação da filatelia nacional e do que vai acontecendo de mais importante na filatelia mundial. Destacam na capa as comemorações dos "500 Anos do Correio em Portugal", que terá o seu ponto alto na realização da Exposição Filatélica Luso-Brasileira "XXIII LUBRAPEX 2020", de 20 a 25 de Outubro em Évora, com a participação de filatelistas franceses. Será, por certo, mais uma grande oportunidade de confraternização dos filatelistas portugueses e brasileiros, juntando também muitos amigos da filatelia francesa e de associações europeias.

Outro destaque vai para a Ordem de Mérito Filatélico que irá ser entregue ao Professor Carlos Lobão, grande filatelista e divulgador do coleccionismo nos Açores, galardão justíssimo que foi decidido atribuir no último Congresso da Federação, realizado em Novembro. É uma merecida homenagem a este homem que tem dedicado a sua vida ao Clube "O Ilhéu", divulgando a filatelia junto dos mais novos, mas também na divulgação da história e cultura do Arquipélago dos Açores.

Outros prémios são aqui divulgados na publicação, os "Prémios de Literatura Filatélica de 2017", que foram entregues em Viana do Castelo na "Exposição ATLANTIC ALPEN ADRIA 2019": a Américo Lopes Rebelo, o Prémio A. Guedes Magalhães - Melhor Autor; ao Professor Carlos Freire de Oliveira, o Prémio Godofredo Ferreira - Melhor Livro, para a sua obra "O Cancro e a Filatelia"; o Prémio Aníbal Queiroga para o Melhor Blog, à Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra; e para a Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva, o Prémio O Philatelista - Melhor Periódico.

Pedro Vaz Pereira, o Presidente da Federação Portuguesa de Filatelia, esteve no Congresso da FEPA - Federação Europeia de Associações Filatélicas, que se realizou no Mónaco a 29 de Novembro, representando a filatelia portuguesa e onde recebeu a Medalha da FEPA "For Excepcional Service to Organized Philately", um importante galardão para este nosso filatelista. Neste congresso houve eleição da nova direcção da FEPA. Outras notícias e exposições são destacadas nesta revista, como a "ATLANTIC ALPEN ADRIA", com grande reportagem de todas as actividades, e também as exposições "HUNFILA 2019", a "Plovdiv Phila 2019" e a Mundial da China.

Sem comentários:

Enviar um comentário