quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Mulheres Brasileiras que Fizeram História

Os Correios do Brasil lançaram este ano uma série de seis selos de homenagem a "Mulheres Brasileiras que Fizeram História", um selo em cada mês a partir de 23 de Julho, que representam mulheres que de alguma forma na sua vida, no trabalho e na arte quiseram dignificar o papel da mulher na sociedade, na transformação do mundo, e dignificando também o país que representaram e representam. Todos os selos têm trabalho de design e grafismo de Jamile Costa Sallum e Daniel Eff, dos Correios, e impressão da Casa da Moeda do Brasil. A primeira imagem é da cantora e compositora Elza Soares, uma voz inconfundível e essencial do samba, da luta contra a violência doméstica e da defesa das mulheres e das minorias. Este selo foi lançado no dia 23 de Julho, e tem imagem fotográfica de Patrícia Lino.

No dia 15 de Agosto lançaram o selo que homenageia a campeã de basquetebol Hortência Marcari, conhecida como a "Rainha do Basquete Brasileiro", selo que mostra uma fotografia de CBB que captou o momento exacto da concentração da jogadora antes do lançamento. O terceiro selo desta série retrata a estrela da televisão Hebe Camargo (1929-2012), uma das pioneiras da Televisão Brasileira, aqui fotografada por Chico Audi. O primeiro dia de emissão foi a 19 de Setembro. A seguir veio um novo selo a 4 de Outubro, que homenageou Carolina Maria de Jesus (1914-1977), uma das primeiras escritoras negras do Brasil, numa foto da família tirada na Favela de Canindé, em São Paulo.

A quinta figura homenageada nesta série é Maria da Penha Maia Fernandes, líder de movimentos dos direitos das mulheres que sofreu na pele os horrores da violência doméstica, tendo já recebido vários prémios nacionais e internacionais pela sua luta e conquista de justiça. O primeiro dia de emissão foi a 4 de Novembro na sua terra natal, Fortaleza, no Ceará. A imagem é de Cid Moreira Fotografias. A última imagem é de Aracy de Carvalho Guimarães Rosa (1908-2011), que foi casada com o escritor João Guimarães Rosa, e ela com o seu trabalho na Secção de Passaportes do Consulado brasileiro em Hamburgo, conseguiu que muitos judeus saíssem da Alemanha nazi. Uma mulher de grande coragem que é aqui homenageada neste selo posto a circular hoje, dia 4 de Dezembro.






2 comentários:

  1. Que selos maravilhosos. Quando a sociedade lamenta muito a falta de valorização e a violência doméstica que ceifa a vida de tantas mulheres os Correios emitem esses selos. Show!

    ResponderEliminar