sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Publicações recebidas - Dezembro - II

Esta é a segunda parte da divulgação mensal das publicações recebidas do associativismo filatélico, desta vez com publicações mensais que exprimem o momento festivo que vivemos. E a primeira imagem é da revista «Filatelista» nº 1166, o órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - "Polski Zwiazek Filatelistów", que nos dá na capa a imagem da série das Ilhas Tokelau, referente ao Natal de 2011, e chamada para um outro artigo de Elzbieta e Andrzej Szostakowie sobre o Território Britânico do Oceano Índico, com uma pequena imagem do sobrescrito de primeiro dia da emissão de Natal 2018 deste território. O artigo divulga esta e outras emissões.

Um outro texto muito interessante dá a conhecer o tema filatélico das cadeiras construídas pelo industrial alemão Michael Thonet, num artigo do filatelista temático Krzysztof Trawinski. Outros temas e notícias da filatelia polaca e de outros países completam esta edição, assim como as novidades de emissões de selos e marcofilia da Polónia.



O «quaderno filatelico» é o órgão de divulgação do coleccionismo da "Associazione Filatelica Numismatica Falconara", de Itália, e da sua Secção Francesa "Les Épicuriens de la Philatélie", de Migné-Auxances, o número 151 referente a Dezembro. Como podem ver na primeira página, fazem votos de Feliz Natal e Bom Ano Novo em três línguas, na italiana, francesa  e portuguesa, esta última numa homenagem, por certo, aos meus leitores de língua portuguesa. Em nome de todos nós, daqui envio os Votos de Festas Felizes para todos os amigos italianos e franceses destas associações.

Mostro ainda uma outra página deste jornal associativo, onde podem ver fotografias do amigo André Feller, o Presidente da Secção Francesa "Les Épicuriens de la Philatélie", em grande actividade com artistas plásticos criadores de selos postais, na Associação Art du Timbre Gravé. Nesta página há outras notícias e artigos, e em toda a publicação é destacada a vida associativa destes coleccionadores. Ainda na primeira página, o Presidente da Associação de Falconara, Luigi Santini, lamenta a falta de participação dos sócios locais na vida associativa.





Da Áustria chega mensalmente o «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich», e este é o número 12 de 2019 do órgão oficial da Federação Filatélica da Áustria - "Verband Österreichischer Philatelistenvereine", publicação que destaca na capa a principal actividade da federação no dia 4 de Dezembro, e a imagem do Inverno rigoroso que se faz sentir na região, com os desejos de Boas Festas.

Neste número destacam os eventos relacionados com o Natal, como as emissões de selos, as actividades das associações neste período, os selos personalizados, e um artigo sobre duas cartas de prisioneiros de guerra do campo de Graz-Wetzelsdorf, relacionadas com o Natal de 1945, com carimbos de autorização da 46ª Divisão Britânica. Outros temas e estudos de história postal e filatelia temática completam esta edição, que apresenta como é habitual o suplemento «Album» dos Correios da Áustria, e muita informação das actividades das associações e da federação, incluindo um artigo de Alfred Kunz sobre a participação austríaca na "ATLANTIC ALPEN ADRIA 2019", de Viana do Castelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário