sábado, 14 de dezembro de 2019

Publicações recebidas - Dezembro - I

A «APF News» nº 2 do Vol. 33, é o órgão oficial da "Australian Philatelic Federation", publicação que nos dá muita informação da filatelia que acontece no outro lado do mundo. Em destaque na capa, e também em artigos no interior, estão as exposições que se realizam no próximo ano no Pacífico Sul, e também no site desta federação vão encontrar muita informação sobre estas e outras iniciativas locais e internacionais. Nessa ocasião estes países estão a comemorar os 250 anos da viagem do Capitão James Cook nesta zona. As exposições que se realizaram neste ano de 2019, e o resultado das participações de filatelistas australianos também são destacadas nesta excelente publicação.



De Viena, na Áustria, chegou a publicação «donau-post» nº 4 de 2019, o órgão oficial do Clube Filatélico Danúbio - "Briefmarkensammler-Verein donau", uma publicação muito interessante que nos traz informação da vida associativa destes coleccionadores, e das realizações filatélicas e de coleccionismo  que acontecem na Áustria e localmente, dando também destaque às novas emissões de selos austríacos. A capa destaca a emissão comemorativa do "Dia do Selo", um selo lançado no dia 18 de Outubro com trabalho artístico de Anita Kern, e impressão de Joh. Enschedé Security Print, da Holanda. Outros artigos destacam os selos com QR-Code, os "Crypto-Stamp", as notas Euro-Souvenir e outros temas.



O «Le Moniteur du Collectionneur» número 4 de 2019, é o órgão oficial da "Fédération des Sociétés Philatéliques du Grand-Duché de Luxembourg", publicação que destaca neste número a grande exposição filatélica que aconteceu em Novembro no país, a "MULTILATERALE - Luxembourg 2019", cujos selos comemorativos deste evento divulguei ontem, dia 13 de Dezembro. Há ainda o calendário e agenda das iniciativas filatélicas que decorreram no Luxemburgo desde Outubro até este fim-de-semana de Dezembro, como exposições, reuniões, carimbos comemorativos, e a descrição da correspondência recebida e das decisões tomadas nos órgãos da federação.



Aqui está mais um número da revista trimestral «Le Philatéliste Belge» nº 31, referente a Setembro desta publicação da "Académie Royale de Philatélie de Belgique" e da "Societé Philatélique Belge", com destaque na capa para a Grã-Duquesa de Luxemburgo Marie-Adélaïde de Nassau (1894-1924). É uma publicação que apresenta sempre bons artigos de história postal, como estes que destaco aqui: "Luxembourg Poste Aérienne sans aéroport…", de Hubert De Belder; e do mesmo autor "Les services postaux pour l'Armée Belge en champagne avant la Première Guerre Mondiale" (partie I); e do Dr. Jacques Stes, "Courrier postal de Belgique censuré au Bresil", entre outros artigos de grande interesse.

Sem comentários:

Enviar um comentário