domingo, 5 de abril de 2020

A Filatelia na Era Digital

Tem vindo aos poucos a ganhar cada vez mais adeptos nesta área do coleccionismo, com as notícias, a troca de experiências e conhecimento, as vendas e as exposições que são divulgadas nas redes sociais e nas publicações digitais, tudo isto pelas inúmeras formas e dispositivos tecnológicos que temos à nossa disposição desde os finais do século passado. Hoje é possível quase simultaneamente divulgar uma inauguração de exposição ou lançamento de um selo que acontece no outro lado do mundo. E as iniciativas vão surgindo e estão disponíveis para que todos ganhem com isto. A filatelia e o coleccionismo ganham com certeza.

É o que acontece com a iniciativa dos amigos Paulo Ananias e José Baffe Rodrigues, do Brasil, que idealizaram a Exposição Virtual de Filatelia que aconteceu no ano passado, e que tem a segunda edição a começar amanhã, dia 6 de Abril e prolongando-se até ao final deste mês, exposição que vão poder ver no site da Filatelia Ananias e na sua página do Facebook, com a possibilidade de participar na votação das melhores colecções expostas. As colecções que participaram na "I Exposição Virtual de Filatelia Ananias", que aconteceu de 18 a 30 de Maio de 2019, podem ainda hoje ser vistas neste site.

Outras iniciativas deste género estão a surgir, como também já divulguei, e nos últimos dias foram postas à disposição de todos, as mais recentes edições de publicações filatélicas de grande tiragem, como o "El Eco Filatélico y Numismático" ou a "RF - Revista de Filatelia", ambas de Espanha, e o "L'Echo de la Timbrologie nº 1949" entre outras publicações, isto devido à situação de crise global que vivemos. Mas este é o futuro, e muitos dirigentes filatélicos estão a mudar a forma de ver esta evolução, introduzindo as publicações digitais nas estruturas associativas e nas exposições.



Sem comentários:

Enviar um comentário