sábado, 25 de abril de 2020

Publicações recebidas - Abril - III

Vamos ver mais publicações filatélicas que chegam aqui regularmente, excelentes contributos para a divulgação do coleccionismo, como faz o amigo José Maurício do Prado com esta publicação «FILACAP» nº 200, órgão da Associação Cultural FILACAP, de Cachoeira Paulista, no Brasil, com esta capa muito colorida e dedicada ao "Ano do Rato", mostrando algumas emissões deste tema lançadas no final do ano passado e início deste 2020. Sempre com boas contribuições de especialistas em várias áreas, recomendo que assinem ou encontrem estas publicações nas vossas associações, para terem acesso a estes autores, de que destaco: de Agnaldo de Souza Gabriel, "Maximafilia: a Lubrapex em Portugal"; do Dr. Roberto Antonio Aniche, "O Deficiente Físico na Filatelia - Deficiência Auditiva", autor que já publicou anteriormente textos de outras áreas da medicina; o artigo "Filatelia Fiscal e Postal", de Peter Mayer; e os artigos de numismática de Bruno Diniz, entre outros de grande interesse.



Outra excelente publicação é o «Journal of The Malta Philatelic Society», o número 1 do volume 49, referente a Abril deste ano, publicação dirigida pelo Dr. Alfred Bonnici que assina os textos sobre "Marcos de Correio" existentes em Malta, marcos e caixas de deposição de cartas desde o tempo da Rainha Victoria até à Rainha Isabel II. Vladimir Kacham, da Bielorrússia, apresenta dois artigos sobre Borboletas ilustrados com peças muito interessantes, o "Cosmopolitan Butterfly Painted Lady", e o artigo "Colorful Butterfly Peacock". Para completar esta edição Joseph Schirò traz o artigo «A Locked "Map Letter"», umas cartas impressas na segunda metade do século XIX, com imagens de mapas, locais e monumentos de Malta, artigo com descrição muito completa das edições.



Esta última publicação de hoje é o órgão oficial da Federação Filatélica da Áustria - Verband Österreichischer Philatelistenvereine, o «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich» número 4 de 2020, apresentando nesta capa a bonita imagem da Praça Rathaus, de St. Pölten, com a curiosidade da placa que indica que Lisboa está a 1994 quilómetros de distância. A Associação Filatélica desta cidade austríaca está assinalar cem anos de existência, e este ano terá para estas comemorações a realização da Exposição "OVEBRIA 2020", em Outubro. Esta federação tinha várias iniciativas agendadas para este mês, uma delas com chamada na capa para o dia 22, em que se assinalava o Centenário do Correio Aéreo, mas todos os eventos foram cancelados até Junho. Mas dão notícia das várias actividades que as associações nacionais realizaram, e apresenta sempre artigos muito interessantes de filatelia temática e história postal.

Sem comentários:

Enviar um comentário