domingo, 19 de abril de 2020

Publicações recebidas - Abril - II

A primeira imagem que vos trago hoje é do editorial do «Boletim da FILABRAS» número 1, a primeira publicação distribuída aos sócios da "FILABRAS - Associação dos Filatelistas Brasileiros", a mais recente associação criada por um grupo de filatelistas e amigos do Brasil com intervenção online e pelo Facebook, a que já dediquei uma destas páginas. Todos os filatelistas e coleccionadores interessados podem fazer parte desta associação sem fins lucrativos, que é de acesso gratuito e conta já com mais de cento e trinta e cinco sócios. Surgiu na altura em que foi inaugurada a "II Exposição Filatélica Virtual de Filatelia Ananias", que está patente ao público até ao final deste mês nas páginas do Facebook e do site da Filatelia Ananias, com votação online das melhores colecções. Vejam e participem.

Esta primeira publicação e o seu editorial, como podem ver pela imagem, descreve o objectivo desta associação e do seu «Boletim», que será um veículo de divulgação da filatelia e espaço onde os associados podem divulgar as suas colecções, estudos e conhecimentos filatélicos para uma maior difusão da filatelia, tanto do Brasil como do resto do mundo. É mesmo uma associação aberta a todos os filatelistas, já com muitos sócios de outros países. Nesta imagem da primeira página do «Boletim da FILABRAS», podem ver também o índice das matérias desenvolvidas na publicação. Descubram a "FILABRAS" e associem-se.



Da Polónia chega a revista «Filatelista», e esta é a número 1170, referente a Abril deste 67º ano de publicação, órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - "Polski Zwiazek Filatelistów", mostrando na capa as cores dos ovos da Páscoa. Ainda em manchete a notícia da criação de um carimbo franquia mecânica que celebra o centenário do nascimento de Karol Jósef Wojtyla (18 de Maio de 1920), o Papa João Paulo II, que vai ser aposto nas correspondências em Lódz, na Polónia.

Entre os vários textos e estudos filatélicos, destaco aqueles: que celebram os 200 Anos da Descoberta da Antárctida, área dos especialistas Elzbieta e Andrzej Szostakowie; sobre o Correio de Balão em Praga no ano de 1927, de Krzysztof Siarkiewicz; ainda na área da aerofilatelia, um artigo de Andrzej Klosinski sobre o Correio Aéreo para a Palestina nos anos de 1936-1938; e outros artigos de filatelia tradicional ou história postal sempre muito interessantes, entre outros de várias áreas. Apresenta ainda muita informação associativa, as novidades de emissões de muitos países, e a informação da FEPA - Federação Europeia de Associações Filatélicas, sobre os Prémios de 2019 que foram revelados no comunicado de imprensa de 9 de Março.

Sem comentários:

Enviar um comentário