quinta-feira, 14 de maio de 2020

Antigas Rotas Postais - I

O tema "Europa" deste ano é "Antigas Rotas Postais", uma decisão anual dos operadores postais membros da PostEurop, uma organização que representa os interesses comerciais destes seus membros. Já divulguei anteriormente duas destas emissões, misturadas com outras notícias, e agora decidi juntar algumas destas novidades em rubrica própria, conforme for tendo estas notícias. Outra iniciativa que esta organização promove todos os anos, é a eleição do melhor selo deste tema, que vocês podem ver e votar no site da PostEurop. No fim desta página de hoje, deixo a imagem do folheto dos Correios do Luxemburgo que recorda e apela para a votação nesta eleição. Esta Administração Postal irá lançar os seus selos deste tema em Junho.

E as primeiras imagens são dos selos dos Correios da Ilha Jersey, que mostram barcos que transportaram correio a partir dos finais do século XVIII, como o "Cygnus" e o "Isle of Jersey", dois selos aqui apresentados no bloco filatélico, de uma série de seis que mostram outros barcos, emissão posta a circular no dia 7 de Abril, com trabalho artístico de Martin Mörck, e impressão de Cartor Security Printing, de França. Agora por causa da crise pandémica está a voltar o correio marítimo. Não é tão rápido, mas os aviões também estão parados, e tinham de resolver a situação.




Os Correios das Ilhas Faroé lançaram no dia 27 de Abril estes dois selos, com trabalho artístico de Anker Eli Petersen e impressão de Cartor, de França. Aqui mostram as grandes dificuldades que os mensageiros tinham ao transpor as montanhas, na rota Klaksvík - Vidareidi, onde o primeiro carteiro das Ilhas do Norte morreu a 24 de Novembro de 1887. O outro selo representa a rota do correio marítimo Vestmana - Vágar, também com dificuldades devido aos fortes ventos, e onde houve acidentes mortais.



Os Correios da Sérvia puseram a circular no passado dia 5 de Maio, estes dois selos que representam o transporte de correio por mensageiro a pé e por barco, nas regiões onde era mais difícil chegar com outros meios, por diligência, a cavalo ou por comboio. Este é um trabalho artístico de Boban Savic, que contou com a colaboração de Ljiljana Dordevic, do Museu das Comunicações da Sérvia



Sem comentários:

Enviar um comentário