segunda-feira, 18 de maio de 2020

Dia Internacional dos Museus

Este "Dia Internacional dos Museus", que se celebra todos os anos a 18 de Maio, foi criado em 1977 pelo ICOM - Conselho Internacional de Museus, um dia de celebração e reflexão do papel que estas instituições têm no desenvolvimento das sociedades onde estão inseridas. Muitos destes espaços estão abrir hoje as suas portas depois de dois meses fechados, outros ainda só funcionam com visitas virtuais, mas todos terão, por certo, uma programação de visitas que leve as pessoas novamente a visitar museus e monumentos, senão hoje, num futuro próximo. Não queria deixar de assinalar este dia, mas como não tenho conhecimento de emissão filatélica recente deste tema para ilustrar esta página, decidi incluir imagens de selos franceses que estão intimamente ligados a esta área.

Os Correios de França - La Poste lançaram no passado dia 20 de Abril este selo que assinala os 500 anos da morte do pintor Raffaello Santi (1483-1520), uma das grandes referências da Arte do Renascimento, aqui representada com a obra "A Virgem do Loreto", que faz parte do acervo do Museu Condé de Chantilly. Mostro ainda uma carta especial que inclui uma folha com o selo, tudo num trabalho de design e gravação de Claude Jumelet e Aurélie Baras, baseado numa fotografia de akg-images.

No mesmo dia emitiram o bloco filatélico com um selo, que representa os "Tesouros da Catedral de Notre-Dame", monumento começado a erigir com a primeira pedra em 1163, e que é um museu com todas as suas obras expostas e agora em fase de reconstrução, museu a céu aberto com obras escultóricas aqui representadas no trabalho artístico de Sarah Bougault, baseado nas fotografias de picture aliance/Marcel Kusch/dpa.



Sem comentários:

Enviar um comentário