domingo, 10 de maio de 2020

Publicações recebidas - Maio - I

Chegou a informação que acabou de ser editada e está em distribuição o nº 158 da revista «Selos e Moedas», da "Secção Filatélica e Numismática do Clube dos Galitos", de Aveiro, com esta bonita capa que mostra selos, medalhas e carimbos comemorativos que estão intimamente ligados aos costumes e vida desta cidade portuguesa. O Clube dos Galitos foi fundado em 25 de Janeiro de 1904, e a sua Secção Filatélica e Numismática foi constituída em 1958, e um ano depois estava a realizar a "1ª Exposição Filatélica de Aveiro", integrada nas Festas do Milenário e Bi-Centenário da Cidade de Aveiro. Algum tempo depois, em Dezembro de 1962, é publicado o primeiro número desta publicação, que se mantém ao longo destes anos a divulgar o coleccionismo junto dos seus associados, mas também no país e no estrangeiro.

Colaboram neste número os sócios Carlos Andrade Pernas, Francisco Messias Trindade Ferreira, Jaime M.M. Ferreira, José Manuel M. Cardia Lopes e Nuno Couto, nas áreas de numismática, dos selos fiscais, da marcofilia comemorativa, das curiosidades filatélicas e sobre a Exposição Filatélica Atlantic Alpen Adria, que aconteceu no ano passado, em Viana do Castelo. A estes amigos filatelistas e numismatas, ficam aqui os meus votos de muitos anos na divulgação do coleccionismo.



Da Bélgica chega regularmente outra excelente publicação, «Le Philatéliste Belge», e este é o número 33, referente a Março, neste centésimo ano de publicação deste órgão de divulgação da "Académie Royale de Philatélie de Belgique", e da "Société Philatélique Belge". A capa mostra a fotografia do primeiro presidente e grande impulsionador da publicação filatélica que viria a surgir em 1920, Joseph Pulinckx que era desde 1914 o Presidente da Amicale Philatélique, como nos conta Vincent Schouberechts no artigo que nos dá a conhecer a história destes cem anos de publicação.

Nesta edição são apresentados os livros sobre História Postal de Alexandria, sobre o Correio Marítimo e a História Postal do Egipto, obras que foram lançadas e que estavam relacionadas com a última Exposição "MonacoPhil 2019". Destaco ainda a notícia da Exposição Filatélica "ANTVERPIADE 2020", que se realiza na Bélgica de 28 a 30 de Agosto. Há ainda os habituais artigos de história postal sempre muito interessantes, e desta vez relacionados com a Bélgica, Luxemburgo e com a Guerra Anglo-Boer.

Sem comentários:

Enviar um comentário