quarta-feira, 27 de maio de 2020

Antigas Rotas Postais - II

Já conhecem todas as antigas rotas postais da Europa? Vamos ver mais algumas destas rotas e formas de transportar a correspondência, que nalguns casos se tornaram nas primeiras viagens e deslocamento de pessoas com as diligências, como nos mostra o selo emitido a 7 de Maio pelos Correios de França - La Poste, meio de transporte para grandes rotas usado desde o século XIV para o envio de documentos oficiais, cartas, encomendas e também pessoas. É um trabalho de ilustração de Stéphane Humbert-Basset e gravação de Line Filhon, baseado em imagens do Musée de la Poste (Mala-postal Briska), e da Biblioteca Histórica dos Correios e Telecomunicações.




Já os Correios da Bielorrússia decidiram mostrar a partir de 5 de Maio mensageiros a pé e a cavalo, aqui ilustrados pelo artista V. Stashchaniuk, e que representam: no selo com o valor facial "H", a rota aprovada pelo Grão-Duque da Lituânia Zhigimont-o-Velho, em 1528, e que ligava Vilnius a Maladzecna, na região de Minsk, Minsk a Borisov, Drutsk e Orsha também na Bielorrússia, e Smolensk, na Rússia; e no selo com o valor facial "P", a rota aprovada pelo Grão-Duque da Lituânia Stefan Batory, em 1583, que ligava Cracóvia e Varsóvia, na Polónia, com Goradnya, na Bielorrússia, e terminava em Vilnius, na Lituânia. Este é um trabalho que contou com a colaboração do Centro de Informação Histórica dos Serviços Postais da Bielorrússia, e da Academia Nacional de História e Ciências da Bielorrússia. O design é de Tatyana Kuznetsova, e a impressão é de A.T. Nepogodin.





Os Correios da Estónia lançaram no dia 14 deste mês de Maio, estes dois selos com trabalho de design de Triin Heimann, que representam duas paragens postais na antiga rota Tartu-Võrn, uma já não existe, era a taberna Tille do início do século XX, e a outra representa o que é hoje o Museu da Estrada da Estónia, e que foi a antiga estação postal Varbuse, construída em 1863. O sobrescrito de primeiro dia mostra a rota postal Tartu-Vastseliina, de 1695. É um trabalho de impressão de AS Vaba Maa.

A votação para o melhor selo do tema "Europa 2020", está a decorrer no site da Post Europ. Votem no melhor!

Sem comentários:

Enviar um comentário