sexta-feira, 29 de maio de 2020

Duas Novas Emissões Portuguesas

Os coleccionadores de selos portugueses têm a partir de ontem, dia 28 de Maio, duas novas emissões filatélicas postas a circular pelos CTT - Correios de Portugal, a emissão comemorativa dos "75 Anos da TAP - Air Portugal", e a série "Lugares de Romaria, de Festa e de Fé". E a primeira emissão assinala os 75 anos da criação da primeira companhia aérea em Portugal, a "TAP - Transportes Aéreos Portugueses", uma ideia e decisão do General Humberto Delgado, que se tornou nos últimos anos, numa das maiores do mundo. Hoje está atravessar um mau momento, como todas as outras empresas e todos nós. Este aniversário faz-me lembrar o saudoso amigo Capitão Lemos da Silveira, que não deixava passar uma comemoração sem peça aerofilatélica da TAP. Este é um trabalho de design do Atelier Pendão & Prior/Fernando Pendão, baseado em imagens cedidas pelo Museu TAP. A impressão foi dos Correios da Bélgica - Bpost Philately & Stamps Printing.




A seguir mostro a emissão filatélica "Lugares de Romaria, de Festa e de Fé", esta série de quatro selo e um bloco filatélico com seis selos, todos representando uma festa popular e religiosa do calendário anual português. Também esta emissão nos vem apanhar numa situação de confinamento e de festas canceladas, como todos sabemos, mas o tema é muito interessante e vai dar lugar ao livro temático "Festas e Romarias - Lugares de Fé", da autoria de Paulo Mendes Pinto, a ser lançado nestes próximos dias, com a inclusão desta emissão.

Este é um trabalho de Folk Design, que nos mostra nos selos individuais: as Festas de Santo António, em Lisboa, numa foto de Maurício Abreu/Fotobanco.pt; as Festas de São João Batista, no Porto, numa foto de Cultura RM Exclusive/Alex Holland; as Festas de São Pedro, no Montijo, com fotografia de Maurício Abreu/Fotobanco.pt; e a Festa dos Tabuleiros/Festa do Espírito Santo, em Tomar, numa foto de Beatriz Antunes/Município de Tomar. No bloco filatélico os selos representam: a Peregrinação a Nossa Senhora de Fátima, uma foto do Arquivo do Santuário; a Senhora do Almortão, romaria de Idanha-a-Nova, numa foto de Paulo Mendes Pinto; as Festas de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, numa foto de João Oliveira; a imagem do andor da Mãe Soberana/Senhora da Piedade, romaria em Loulé fotografada por Paulo Mendes Pinto; o Círio e Romaria de Nossa Senhora do Cabo, no Santuário do Cabo Espichel, em Sesimbra, numa foto de Rui Rodrigues/Câmara Municipal de Sesimbra; e as Festas da Senhora da Agonia, em Viana do Castelo, numa foto de Maurício Abreu/Fotobanco.pt. O trabalho de impressão é dos Correios da Bélgica - Bpost Philately & Stamps Printing.




Sem comentários:

Enviar um comentário