terça-feira, 12 de maio de 2020

Homenagem a Florence Nightingale

A OMS - Organização Mundial da Saúde declarou 2020 como o "Ano Internacional do Enfermeiro e das Parteiras", reconhecendo a contribuição decisiva da profissão para a saúde mundial. A OMS quando decidiu esta atribuição não adivinhou o que se iria passar este ano, mas calha muito bem na homenagem que todos temos de fazer a estes profissionais que são decisivos neste momento. Aliás, em todos os momentos sejam eles de pandemia ou de simples emergência. Mas a decisão da OMS está relacionada com o "200º Aniversário de Nascimento de Florence Nightingale (1820-1910)", considerada a fundadora da enfermagem moderna, e a criadora da Escola de Formação de Enfermagem no Hospital St. Thomas, de Londres, em 1860.

A Administração Postal das Nações Unidas está a lançar hoje, dia 12, na sua sede de Viena, o selo que mostro aqui dedicado a Florence Nightingale e ao "Dia Internacional da Enfermagem", num trabalho artístico de Martin Mörck e do designer Rorie Katz, e com impressão de Joh. Enschedé Security Print, dos Países Baixos.

Ligada ao mesmo tema é a emissão posta a circular no dia 8 de Maio na sede de Genebra, que assinala o "40º Aniversário da Erradicação da Varíola", que aconteceu a 9 de Dezembro de 1979, outro tema tão actual na saúde mundial, quando há estudos que indicam que as campanhas de vacinação são muito importantes na erradicação de doenças e prevenção de vírus como os que temos actualmente. Este selo tem trabalho de design de Sergio Baradat e impressão de Cartor Security Printing, de França.

Sem comentários:

Enviar um comentário