domingo, 21 de novembro de 2021

Publicações recebidas - Novembro - I

Sociedade Filatélica Rio-Grandense, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, está a comemorar 90 anos da sua fundação, e nesta última edição do seu órgão de divulgação, o número 94 do «Rio Grande Filatélico», dão conta das iniciativas que efectuaram para este aniversário, como a VSO e almoço comemorativo, e apresentação de uma escultura em bronze doada pelo vice-presidente José Alberto Junges, para prémio da Sociedade Filatélica Rio-Grandense na "BRAPEX 2021".

Estes filatelistas já reabriram as suas instalações em Julho para as habituais reuniões de sócios, continuando com as regras sanitárias que a situação pandémica assim o exige. Nesta publicação, para além das notícias do associativismo, destaque para os artigos: "Novidades Técnicas em Selos e Carimbos da Alemanha", de Ulrich Schierz; do mesmo autor, "Uma Mulher que Fez História", sobre Ana Maria de Jesus Ribeiro, a revolucionária Anita Garibaldi; e de Fabio Monteiro dois temas, "O Carimbo Norte, do Sul", e "O Rei Está Morto. E Viva o Novo Rei!".



Outra excelente publicação que vem da International Society for Japanese Philately, é o seu órgão oficial «Japanese Philately» número 442, referente a Agosto, edição com muita informação da filatelia que celebrou os Jogos Olímpicos de Tóquio, um tema muito interessante e que tem milhares de filatelistas temáticos em todo o mundo. Estão aqui todas as imagens dos selos que emitiram, também da marcofilia comemorativa e muita informação geral.

Tem muita informação das novidades japonesas, com descrição completa das emissões, e nas temáticas com descrição selo a selo, o que ajuda muito para os coleccionadores que não entendem a escrita e língua. No website desta sociedade vão encontrar alguns textos destas publicações, que para os sócios são de envio gratuito. Na capa destacam o artigo de Kenneth J. Bryson, "Meiji Period Mail Collection Seal Books", com várias ilustrações de cartas e peças filatélicas desse período dos finais do século XIX. Todas estas publicações filatélicas são de grande utilidade para o conhecimento da filatelia que se faz e estuda em todo o mundo. 


Sem comentários:

Enviar um comentário