segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Publicações recebidas - Novembro - II

 O Grupo de Estudo da História do Sudão e da sua Filatelia - "Sudan Study Group", com membros um pouco por todo o mundo, edita o boletim «The Camel Post» e este último que recebi é o nº 103, com a capa a destacar a imagem de uma carta enviada em 1913 de Khartoum-Gambela para a Alemanha, um artigo de Finn Bjerregaard que nos mostra as rotas postais durante alguns meses do ano nestas regiões, naquela época.

Outro destaque vai para as marcas de censura militar e naval durante a Segunda Guerra Mundial, um artigo de Martin Kuriger com descrição completa de quantidade de correio visto por cada censor e imagens de algumas peças. De Andy Neal, o Presidente deste Grupo de Estudo, o artigo sobre a emissão do 50º aniversário da morte do General Charles Gordon, posta a circular no Sudão a 1 de Janeiro de 1935. Outros temas, em especial a marcofilia e a marcofilia falsa do Sudão, completam esta edição.



O «The Philatelic Journalist» número 166, é o órgão oficial da "Association Internationale des Journalistes Philatéliques", destacando nesta capa o coleccionismo filatélico, alguns dos temas desenvolvidos na edição, e o logotipo da Exposição "LONDON 2022". O tema das exposições e alteração de datas devido à COVID-19 é recorrente nestas publicações, até mesmo porque a associação patrocina alguns dos grandes eventos filatélicos mundiais, como foi a "NOTOS 2021", a "LONDON 2022" que será em Fevereiro, a "HELVETIA 2022" no mês de Maio, e a "IBRA 2023", que se realiza em Essen, na Alemanha.

Outro artigo muito interessante é sobre Brian J. Birch, o bibliófilo filatélico de Standish e Montignac Toupinerie, um texto de Abhishek Bhuwalka sobre esta figura que está ligada à literatura filatélica mundial. Outro artigo que completa esta edição é do Dr. Georg Gärtner, "Uma enxurrada de selos, um declínio no uso e um declínio nos coleccionadores - as perspectivas para a filatelia".



A vida e obra de Czeslaw Slania, o artista polaco que deixou a sua marca na filatelia e numismática de muitos países, esteve em destaque nas publicações deste ano de «Filatelista», o órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - "Polski Zwiazek Filatelistów", que neste número de Novembro, o nº 1189, dá destaque às iniciativas que levaram a efeito nas comemorações do centenário do seu nascimento, como os espectáculos, palestras e o concurso dos jovens filatelistas "Seja como Czeslaw Slania", em que as crianças tinham de desenhar selos para serem classificados.

Outros destaques desta edição: a XXII Assembleia Geral desta organização, com grande reportagem da Chefe de Redacção Agnieszka Magiera; a filatelia temática com artigos de vários autores e de várias áreas; a História Postal da Polónia; a filatelia relacionada com as duas grandes guerras da Europa; e outros temas e novidades da filatelia mundial completam esta edição.



O órgão oficial da Federação Filatélica da Áustria - "Verband Österreichischer Philatelistenvereine" é «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich», e este é o número 11 de 2021, com este destaque na capa para os cem anos de Burgenland, e das emissões postais de Leithabanate. Ainda na capa fazem referência aos lançamentos de selos no dia 12, na sede desta federação, onde está incluído o lançamento do selo austríaco em formato de luva de Inverno.

O tema do Natal também já aparece nestas edições, com vários autores a dedicarem os seus textos e estudos a esta área temática, também Santa Lúcia de Siracusa com edição de selo personalizado e lançamento na federação no dia 1 de Dezembro. A história postal também está sempre presente, assim como as actividades associativas dos filatelistas austríacos, e as novidades da sua administração postal.


Sem comentários:

Enviar um comentário